sexta-feira, 23 de outubro de 2020

A imagem do dia


Não posso dizer que tenha sonhado com este dia, mas sempre o desejei, especialmente, depois de ter assistido à sua inauguração, há quase doze anos. Agora que vejo os carros de Formula 1 na montanha-russa que é o Autódromo de Portimão, por fim se pode dizer que este é verdadeiramente um autódromo desafiador. 

Os pilotos elogiaram-o, adoraram os altos e baixos da pista, e a única grande reclamação não tem a ver com os pilotos, mas sim com os espectadores. É que aparentemente, os acessos até Mexilhoeira Grande fazem parecer Paul Ricard uma maravilha. Contudo, daquilo que conheço, os principais acessos são bons, só que, claro, não aguentam 90 mil carros... e este fim de semana só podem estar 27 mil. Daí a organização aconselhar que deixem os carros em Portimão, a cidade grande, e apanhem o autocarro até ao autódromo.

E também tem a parte dos "comes e bebes" do qual há poucos sítios para poderem comer, e já andaram a reclamar. E são 27 mil, imaginem se estivessem os 90 mil!

De resto, é ver os pilotos a gostarem do circuito, do desafio que lhes causam, e claro, dos lugares onde os fotógrafos podem tirar grades fotos. e os espectadores que em certos sítios podem ver praticamente toda a pista. 

De Lewis Hamilton, ele referiu o seguinte: “É um circuito difícil. Extremamente desafiante. A ondulação é incrível. Existem imensos sítios que não conseguimos ver por onde estamos a ir. Na saída da curva 8 estamos a olhar para o céu por um momento e não fazemos ideia do que está atrás da colina. Também na chegada à curva 11, não fazemos ideia onde estamos e de repente, a curva aparece saída da lado nenhum.

E Sebastian Vettel disse isto, do circuito: “[Portimão] provavelmente prova que temos muitas pistas que são empolgantes, só precisamos escolher as certas.” E colocá-la nesta categoria é um dos melhores elogios que se podem fazer.

Agora é esperar por sábado, para o dia da qualificação. 

Sem comentários: