Nesta sexta-feira à tarde, as pilotos Sarah Moore e Abbie Eaton (Grã-Bretanha), Belen García (Espanha), Fabianne Wohlwend (Lichtenstein), Ayla Agren (Noruega) e Beitske Visser (Países Baixos) foram protagonistas de uma carambola bem feia na qualificação para a etapa da W Series. As seis pilotos bateram fortemente depois de, aparentemente, terem passado por uma mancha de óleo no cimo da Eau Rouge. Elas bateram no mesmo sítio onde há dois anos, Anthoine Hubert perdeu a vida num acidente durante a prova de Formula 2. Das seis, duas delas, Agren e Visser, foram ao centro médico porque se queixavam de dores devido ao impacto.
Não é a primeira vez este ano que o automobilismo encarou o Radillon e se saiu mal. Cerca de mês e meio antes, nas 24 Horas de Spa, o Lamborghini de Jack Aitken bateu forte no mesmo local e ele acabou por ir para o hospital com fraturas nas costelas, devido ao impacto. Outro piloto, o britânico Callum Ilott, pediu por mudanças no desenho daquela parte da pista depois do que aconteceu neste ano.
Outra coisa interessante, que foi hoje contada pela Julianne Carasoli: Lewis Hamilton afirmou que aquela parte da pista ganhou uma "ondulação enorme" devido a um deslizamento de terras ocorrido neste último inverno, do qual ainda não se fez a devida correção. Ou seja, os pilotos estão a atacar da mesma maneira um lugar onde as condições mudaram, e estão a arriscar ainda mais a eles e aos seus carros, não tanto por desconhecimento... mas porque acham que ainda está tudo dentro das suas regras de segurança. Não está.
Ainda por cima, neste final de semana está prevista chuva constante neste final de semana em Spa. Isso quererá dizer uma qualificação e corrida onde os pilotos andarão com atenção redobrada, e onde qualquer erro pode ser literalmente "a norte do artista". Meter chicanes provisórias, a esta altura do campeonato, não é uma solução ideal, porque se calhar "será pior a emenda que o soneto", e pedir aos pilotos para que levantem o pé naquele local é contraproducente, porque a primeira coisa que vão fazer é andar de pedal a fundo.
Que fazer? Se calhar é altura aquela pate do circuito ser remodelada, e se calhar também é altura de mostrar que certos desafios tem de ser domados, se queremos faer so automobilismo uma competição mais segura. E a mentalidade do "circo pegar fogo" deve ser afastada.
Só espero que este acidente não tenha sido um aviso.
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