sexta-feira, 27 de junho de 2025

WRC 2025 - Rali da Acrópole (Dia 1)


Ott Tanak
é o líder o Rali da Acrópole, finalizadas que estão as sete primeiras especiais deste rali grego. O piloto da Hyundai tem uma curta vantagem de três segundos sobre o outro Hyundai de Adrien Formaux, e 16,9 sobre o melhor dos Toyota, o de Sebastien Ogier. Os três já deram uma larga vantagem sobre Elfyn Evans, quatro classificado, a 1.21,5, num rali onde os pneus foram martirizados nas estradas gregas, causando imensos furos no pelotão principal.

Depois da Sardenha, realizada em estradas difíceis, o WRC ia agora para estradas gregas, onde... são ainda mais difíceis que as sardas. Mas o rali começou no centro de Atenas, onde perante uma multidão entusiasmante, Tanak e Ogier empataram nos tempos.  

A sexta-feira começava com seis especiais, passagens duplas por Aghii Theodori e Loutraki, e passagens únicas por  Thiva, Stiri e Elatia. Esse dia começou com Ogier a triundar na primerira passagem por Aghii Teodori, 0,7 segundos na frente de Sami Pajari e 1,1 sobre Thierry Neuville. Martins Sesks furou a atrasou-se Takamoto Katsuta também, bem Josh McErlean, Nikolay Gryazin e Jan Solans. E iriam ser apenas os primeiros do dia...

Adrien Formaux ganhou na segunda especial, con uma vantagem de 4,9 segundos sobre Thierry Neuville, sete segundos sobre Ott Tanak e 7,7 sobre Takamoto Katsuta. no final da manhã. Ogier acabou por triunfar, na segunda passagem por Aghii Theodori, 4,5 segundos sobre Tanak e 11,1 sobre Takamoto Katsuta.

Imensos furos afetaram os pilotos nesta especial: Ogier, Neuville, Tanak, Munster, McErlean, Virves... estes foram alguns dos pilotos que furaram nesta especial, perdendo mais ou menos tempo. "É difícil saber o que aconteceu. Obviamente, muitas pedras... o rali ainda é longo, haverá muito mais furos durante o fim de semana. Tomámos a decisão certa em continuar. Não é o fim do rali.", disse Neuville no final da especial, depois de sofrer um furo.

A parte da tarde começou com as especiais únicas. Em Thiva, Formnaux foi novamente o melhor, 0,2 segundos na frente de Tanak, 3,4 sobre Ogier e 6,2 sobre Rovanpera. Neuville furou de novo, perdendo dois minutos na troca e caindo cinco lugares, para o 11º posto da geral. "É um desastre. Vou conduzir até ao fim e ver o que acontece.", disse um desconsolado Neuville.

Em Stiri, Formaux foi o melhor, 3,1 segundos na frente de Tanak, 9,7 sobre Munster, 11,5 sobre Takamoto e 14,2 sobre Sesks. Pajari desistiu por causa de problemas de combustível no seu Toyota.

A tarde finalizou com Neuville a triunfar em Elatia, 1,9 segundos sobre Formaux e 3,9 sobre Tanak. A grande desistência da especial foi a Martins Sesks, que sofreu problemas no sistema de combustível no seu Puma Rally1 e parou de vez na área de serviço. "Devido a um problema no sistema de abastecimento de combustível, fomos obrigados a retirar antes do último SS7 do dia. Tudo pode ser resolvido. Continuaremos amanhã!", disse Sesks.

Contudo, houve uma polémica entre Tanak e Ogier sobre os pneus, com o francês a dizer algo sobre o seu estado, algo que não caiu bem noutros, como Tanak.

"Fiz o máximo que pude. A diferença é muito menor do que deveria ser. Neste momento, não consegui colocar os pneus que pretendia, porque um deles estava danificado. Amanhã não tenho nada a perder.", disse Ogier. 

Contudo, essa resposta não caiu muito bem em alguma da concorrência, como Tanak, que respondeu da seguinte forma: "É muita estupidez dizer uma coisa destas, porque também é preciso pensar na equipa."

Depois dos quatro primeiros, segue-se o Ford Puma Rally1 de Gregoire Munster, a 1.43,3, não muito longe do carro de Katsuta Takamoto, a 2.34,3. Sétimo é Kalle Rovanpera, a 2.38,1, lutando pela posição com Thierry Neuville, agora a 2.38,3. e a fechar o "top ten" estão o Toyota GR Yaris Rally2 de Oliver Solberg, a 2.48,4, e outro Toyota GR Yaris Rally2 de Kasjetan Kajetanowicz, a 3.41,8.

O rali da Acrópole continua amanhã, com mais seis especiais para cumprir. 

Sem comentários: