quinta-feira, 28 de agosto de 2025

WEC: Hidrogénio em 2028... na melhor das hipóteses


Carros a hidrogénio em Le Mans? Se calhar, só em 2028. 

Numa altura em que a redução da pegada de CO₂ se tornou uma prioridade para a indústria automóvel global, seria de esperar que os construtores estivessem em fila junto do organizador de Le Mans, o ACO, para garantir o 56º lugar da grelha, o lugar para os protótipos de ensaio de novas tecnologias. Contudo, tirando o projeto da Toyota... pouco mais. 

Não espero ver outra inscrição para a Garagem 56 antes de 2028, no mínimo”, afirmou o presidente do ACO, Pierre Fillon, numa entrevista à revista alemã Motorsport Aktuell.

O interesse pelo hidrogénio diminuiu na Europa, ao contrário do que está a acontecer na China ou no Japão. Em conjunto com a Toyota, continuamos a trabalhar numa versão H24 Evo, que queremos apresentar em Le Mans em 2026. Mas este veículo não estará pronto para competir na categoria especial Garagem 56 antes de 2028, no mínimo.

Apesar dos protótipos apresentados para a classe Hypercar, caso apareça um protótipo a hidrogénio, será através do campeonato  japonês de SuperGT, onde a Toyota aposta pedir uma autorização à ACO para a participação de um dos seus carros da classe GT500 na clássica prova francesa de resistência.

Sem comentários: