sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Noticias: Longo fala do futuro da Formula E


A pouco menos de dois meses da nova temporada da Formula E, a competição elétrica parece estar em altura de transição, depois da McLaren ter anunciado a sua retirada, para se concentrar na Endurance. Em contraste, a Citroen vai para a competição elétrica, para substituir a Maserati, pois essa marca dará mais visibilidade. Mais marcas poderão estar a caminho, com a própria organização a admitir que a Opel poderá aparecer na próxima temporada, provavelmente no lugar da DS, e eles a anunciarem que estão a tentar atrair uma marca chinesa, por agora sem sucesso.

Numa entrevista ao jornal desportivo espanhol AS, Alberto Longo, Co-Fundador e Chief Championship Officer do Campeonato do Mundo FIA de Formula E, disse que apesar da saída da McLaren, afirma ter "mais três marcas a bater-lhe à porta".

"Isto é uma questão estratégica a curto/médio prazo. Preocupar-me-ia se não houvesse interesse em fazer parte da grelha, mas se a McLaren sair e eu tiver três marcas a bater à porta, isso não me gera stress excessivo", começou por afirmar. "Sabemos que, nos campeonatos, as equipas vão e vêm; sempre foi assim. No próximo ano haverá alguns nomes novos [como o mencionado da Citroën] e no seguinte também. Em 2026 é possível que a grelha se reduza e, em 2027, que aumente mais do que agora", continuou.

O dirigente espanhol acha que o crescimento dos fãs é um dos factores que hoje atrai as marcas para a competição elétrica.

"O sucesso tem sido estrondoso, vamos registar um crescimento de 27 por cento. Situámo-nos em terceiro lugar em número de fãs, apenas atrás da Formula 1 e da MotoGP, mas temos apenas 11 anos e ainda muito trabalho pela frente. Sei que talvez sejamos pouco conhecidos, mas somos o segundo desporto motorizado mais grande do mundo. Somos vistos em 192 países, por mais de 550 milhões de pessoas, mais de 400 milhões de fãs…", continuou.

Referindo aos chassis, com o Gen3 a chegar ao fim - o Gen4 aparecerá na temporada 2026-27 - Longo elogia o carro, referindo as novidades como o Pit Boost como forma do carro ter inovações técnicas que a competição sempre procurou ter, apesar do público nem sempre apreciar outras inovações e regras técnicas, como o Attack Mode ou o Fanboost, e criticar certos circuitos urbanos, por serem demasiado estreitos.

"Sabíamos que o Gen3, que recebeu algumas críticas, escondia muitas potencialidades, mas era necessário ir ativando-as ao longo dos anos para garantir uma evolução constante. E com o Pit Boost voltamos a demonstrar que a Fórmula E é um verdadeiro banco de testes, permitindo que essa tecnologia depois chegue às estradas, além de introduzir algo que os fãs sentiam falta: as paragens. As sondagens aos fãs indicam que a receção foi esmagadora, por isso veremos se fazemos alguns ajustes ou se mantemos tal como está", concluiu.

A próxima temporada da Fórmula E começará em São Paulo, Brasil, no dia 6 de dezembro de 2025.

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