Quem diria! Quatro vencedores no primeiro dia, e o líder é... o belga Francois Duval, num Citroen Xsara com dois anos! Se julgava que este rali iria ser um passeio para Sebastien Löeb e o seu Citroën C4 oficial, enganam-se!
O primeiro dia do Rali da Alemanha assistiu-se a uma troca constante entre líderes. O primeiro foi Sebastien Löeb, que ganhou as duas primerias especiais, mas na terceira classificativa, o piloto francês começou a sentir problemas com o seu travão de mão, perdendo tempo para Duval, que ganhou a classificativa. Na classificativa numero três, foi a vez de Mirko Hirvonen, no seu Ford Focus oficial, enquanto que Duval tentava alcançar Löeb na liderança, ficando agora a 1,7 segundos!
Na quarta especial, o piloto da BP Ford, e líder do Mundial, Marcus Gronholm, conseguiu ascender ao terceiro lugar da geral, especial esta que pertenceu a Hirvonen por escassos 0,5 segundos, já que Duval encetou uma perseguição ao finlandês. Loeb conservou a liderança, mas o belga da OMV só estava a apenas três segundos.
A quinta especial colocou ainda mais pressão sobre o campeão do mundo: Duval venceu por 1,3s e aproximou-se da liderança – 1,7s separavam o C4 e o Xsara. Gronholm continuou a perder tempo para os dois pilotos da Citroen, passando a estar a 16,9s do topo classificativo. Daniel Sordo e Mikko Hirvonen ficaram a 18,5s e 22,6s respectivamente. Arredados da discussão estavam os restantes pilotos, com Gardemeister a mais de 56s do líder.
A sexta especial pertenceu ao australiano da Subaru, Chris Atkinson, mas quem beneficiou mais foi François Duval, já que o belga alcançou a liderança do Rali de Alemanha, bastando para isso o segundo lugar deste troço. Loeb, com uma escolha errada de pneus, acabou por perder preciosos segundos que o fizeram ser apenas quinto. Daniel Sordo parou a 8km, caindo para 12º da geral.
A finalizar, uma curiosidade: entre os muitos pontos de interesse que a prova alemã regista, conta-se certamente com o regresso dos GT´s ao Mundial de Ralis. Na verdade, não se pode dizer que seja um regresso em força já que dos dois Porsche GT3 inicialmente inscritos na prova que conta também para o campeonato alemão de ralis, apenas um estará à partida! Isso não impediu, no entanto, a Organização do evento de ter que criar um rali apenas para este carro - que iniciará as mesmas classificativas que todos os outros, mas atrás de toda a “caravana” - uma vez que, de acordo com as regras da FIA, o Porsche GT3 não pode competir directamente com outros carros pois infringe a regulamentação que interdita a potência de qualquer veículo de ralis acima dos 300 cavalos! Que bom seria saber qual dos WRC não têm pelo menos 400...
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