domingo, 28 de outubro de 2007

Falando de música - "From Yesterday", 30 Seconds to Mars

Como as tardes de domingo, normalmente são dedicadas aos "passeios dos tristes" (feitos especialmente para aqueles que não gostam de futebol) aproveitei este vazio para ficar em casa e desfrutar das minhas compras de ontem, na minha loja de discos perferida, a Auditu, que faz este mês 20 anos de existência.


Ora, ontem fui um previlegiado, pois levei três CD's de musica ao preço de um. E agora passei a tarde a dedicar-me a ouvir esses belos CD's. Um dos que comprei chama-se e é de um grupo chamado 30 Seconds to Mars. Esse grupo de "Metal Alternativo" (estes sub-sub-sub grupos de estilos musicais matam-me...) existe desde 1998 pelo actor Jared Leto, pelo seu irmão Shannon, pelo baixista Tomo Milicevic (de origem croata, nascido em Sarajevo) e por Matt Watcher (que entretanto saiu da banda em Março deste ano).


Em 2005 lançaram um álbum chamado "A Beautiful Lie", que de inicio teve vendas modestas, mas que com o tempo descolou, especialmente depois de colocarem a musica "The Kill", cujo videoclip é vagamente inspirado no "The Shining" (1980), de Stanley Kubrick. Hoje falo de outra musica do álbum: "From Yesterday".


Hoje não vou falar tanto sobre a sua musicalidade ou o que a letra significa (isso deixo ao critério de cada um), mas falo sobre os factos por detrás do videoclip. a saber:


1 - É o primeiro video de sempre de um grupo ocidental feito na Republica Popular da China. Tal como no "The Kill", o videoclip é baseado vagamente noutro filme de Hollywood: "O Ultimo Imperador", de Bernardo Bertolucci, que ganhou nove Óscares em 1988.


2 - O aparato do video justifica aquilo que vou dizer a seguir: segundo a Wikipedia, é o video mais caro de sempre da história da musica: custou 13 milhões de dólares (cerca de 8,6 milhões de Euros) No video, rodado em dois dias, e no qual foram mobilizados mais de mil soldados do Exército chinês, que se pode ver no inicio do video a fazer guarda de honra aos membros da banda...


3 - O dialogo inicial é simples: dois conselheiros do Imperador afirmam, em mandarim, que hoje é o seu aniversário e perguntam que prenda é que gostaria de ter naquele maravilhoso dia. O pequeno Imperador sorri e diz ao ouvido de um deles: "O Som de Amanhã". Logo a seguir, esse conselheiro anuncia a decisão do pequeno imperador.


O videoclip têm várias cenas: desde uma cena de funeral, onde se vê um homem a colocar uma bola preta na boca de uma mulher que acaba de morrer, até três mulheres, engavetadas pelo pescoço, esperando serem executadas, passando pela cena de fogo de artificio nocturna, ou pelo combate de espadas, no qual, todos eles, mascarados, combatem pela sobrevivência, não sabendo se andam a lutar contra os seus próprios companheiros...


Aconselho-vos a ver o video. Quanto à musica, julguem por vocês mesmos...

2 comentários:

Blog F1 Grand Prix disse...

Amigo Speeder,

Você também está tendo problemas com o seu contador? Aqui o meu saiu do ar...

Não sei se o problema é do meu computador. Como você também usa o statcounter.com, depois me diga se continua tudo normal ou se caiu o servidor, ok?

Valeu mesmo! Grande abraço,

Gustavo Coelho

Speeder76 disse...

Por acaso ando... mas é quando quero ver algo específico, como o gráfico das visitas. De resto, até anda bem.