Pois é. Hoje faz 20 anos que Nelson Piquet alcançou o tri-campeonato, a bordo de um Williams-Honda. Mas nesse dia, eele tinha comemorado na boxe, depois de desistir na corrida com um problema de motor, e dois dias depois de ver o seu maior rival (e companheiro de equipa) Nigel Mansell no hospital, depois de um forte embate na zona do Carrossel, que o lesionou nas costas.
Mas o Grande Prémio do Japão de 1987 foi muito mais do que isso. Foi aqui que a Formula 1 voltou ao Japão, dez anos depois da corrida em Fuji, e foi também aqui que o austriaco Gerhard Berger ganhou a primeira das suas duas corridas de final de temporada, dando à Ferrari um excelente final de campeonato.
Vamos por partes: quando a Formula 1 chegou ao Japão, dez anos depois da sua última visita, e na sua estreia no circuito de Suzuka, Nigel Mansell e Nelson Piquet estavam separados por 15 pontos (76 contra 61 do piloto inglês). Virtualmente, Piquet era campeão, mas tinha que pontuar à frente do piloto inglês para confirmar esse título. E quando nos treinos de sexta-feira, Mansell cometer um exagero na zona do Carrossel, e bater forte de traseira, Piquet sabia que ele tinha conquistado o tri-campeonato.
Sendo assim o piloto brasileiro relaxou e deixou que o austriaco Gerhard Berger conquistasse a "pole-position", seguido do McLaren de Alain Prost. Na segunda fila ficaram o Benetton de Thierry Boutsen e o Ferrari de Michele Alboreto, enquanto que Piquet era quinto, tendo a seu lado o Benetton do italiano Teo Fabi.
Na partida, Berger assumiu a liderança sem a perder, seguido de Prost, Boutsen, Senna e Piquet. Quem se atrasa é Michele Alboreto, que fica parado na grelha, enquanto que o Lola de Philippe Alliot bate no muro da boxe, depois de um toque com outro concorrente. Pouco tempo depois, Alain Prost sofre um furo e tem que ir às boxes, fazendo depois uma recuperação que o leva à sétima posição final.
Enquanto isso, o seu companheiro Johansson fica na segunda posição, e o terceiro lugar é uma luta entre brasileiros: Senna e Piquet ambicionam esse lugar, luta essa que Senna ganha quando Piquet tem problemas de motor na volta 46, e desiste nas boxes. Nessa altura, o sueco Stefan Johansson, começa a ver que tem que reduzir o seu consumo de gasolina para chegar ao fim, e muito perto do fim é ultrapassado por Senna, que alcança a segunda posição. Nos restantes lugares pontuáveis irão ficar o italiano Alboreto, o belga Boutsen e o piloto da casa, o japonês Satoru Nakajima.
1 comentário:
A decisão aconteceu na sexta-feira; Piquet nem precisava ir para o treino de sábado e a corrida de domingo.
É uma pena que foi assim o desfecho do campeonato de 1987.
Fábio Kawagoe
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