domingo, 13 de abril de 2008

A1GP - Ronda 9, Xangai (Corrida)

Suiços e americanos ganharam as suas corridas no circuito chinês de Xangai, mas Portugal não ficou a perder. Um terceiro lugar na Sprint Race e um segundo na Feature Race fizeram com que Filipe Albuquerque fosse um dos heróis do fim de semana chinês. E ele não conhecia o circuito...

Albuquerque tinha prometido durante a semana que queria um pódio em Xangai, e conseguiu-o. Só que conseguiu dois e no dia anterior esteve muito perto da "pole-position" na Sprint Race, tirada no última sengundo por Neel Jani. De resto, ele foi o vencedor dessa mesma Sprint Race, onde Albuquerque perdeu o segundo lugar a favor do jovem prodígio canadiano (18 anos) Robert Wickens.

Na Feature Race, Albuquerque brilhou: "Mesmo que não tenha corrido novamente bem o arranque. Voltei a perder uma posição. Mas mantive sempre o pensamento na vitória". Na partida, caiu de terceiro para quinto, atrás do carro indiano, pilotado por Narain Karthikayean. Albuquerque cedo ultrapassou-o, e aproveitou bem as paragens nas boxes para chegar à segunda posição, mas sem tempo para apanhar Johnatan Summerton, o primeiro americano a ganhar numa prova de A1GP. Para além de Albuquerque, o irlandês Adam Carrol subiu ao pódio na Feature Race.

Contudo, o segundo lugar e a volta mais rápida da corrida não tiram mérito ao piloto português: "Foi um fim-de-semana 'não' nas partidas. Há dias assim. Mas acho que depois consegui compensar tudo em corrida. Estou muito satisfeito por ter conseguido dar à equipa portuguesa estes resultados. Agora já só penso no fim-de-semana de Brands Hatch, que acredito vá ser tão proveitoso como este", afirmou ao jornal português Autosport.

Se em Xangai, Portugal brilhou, o Brasil ficou para trás. Alexandre (Xandinho) Negrão, que substituia Bruno Junqueira, não teve um grande fim de semana no circuito chinês. Um 14º e um 13º lugar foram pouco, muito pouco para a equipa brasileira, que até já foi ultrapassado, na classificação geral, por... Portugal. Entretanto, na frente, a Suiça, graças a Neel Jani, está perto do conquistar o título, pois os seus maiores rivais, Nova Zelândia e França, não tiveram grandes desempanhos, apesar de Jani ter tido problemas de caixa de velocidades (ficou sem a segunda) durante a Feature Race, que o relegaram para o quinto posto.

Dentro de três semanas, a ronda final do A1GP de 2007/08 será disputado no circuito inglês de Brands Hatch. Se tudo correr bem, poderá ser a consagração para Neel Jani e para a Suiça. E quem sabe, vitória para Portugal?

1 comentário:

kimi_cris disse...

excelente Filipe Albuqerque para o ano acho que vamos ter canditato ás primeras posições portugues no A1GP.