quarta-feira, 27 de agosto de 2008

A história de um pequeno milagre

Fazer ralis em lugares recônditos é o melhor exemplo como a carolice, a paixão e o poder de improvisação, muitas das vezes supera a falta de profissionalismo que se pode encontrar em muitos outros lugares do Mundo.

No continente africano, tirando a Africa do Sul e o Norte de Africa, poucos são os países que se podem gabar de ter uma estrutura minimamente profissional. E no Zimbabwe, outrora o "celeiro de Africa", agora governada por Robert mugabe, o homem que está no poder desde a independência, em 1980, e que regista uma inflação multimilionária, fazer este ano o Rali do Zimbabwe foi no mínimo, um milagre.

A história, contada pelo mítico jornalista Martin Holmes no jornal português Autosport, tem todos os contornos de filme de Hollywood: "Há uma adaptabilidade incrível, uma notável 'fuga para a frente' na mentalidade das pessoas. Este é um país onde não existe sequer dinheiro suficiente a circular para, pelo menos, estagnar a inflacção. Os patrocínios, são em géneros, e se for necessário dinheiro, há que vender esses mesmos produtos. Como habitualmente, o evento foi patrocinado pela Dunlop."

O resto da história podem ler aqui, mas em termos competitivos, pode-se dizer que o vencedor foi o japonês Hiroshi Miyoshi, no seu Mitsubishi Lancer Evo IX, à frente de alguns concorrentes sul-africanos. com apenas uma prova por disputar, o vizinho Rali da Zambia, Miyoshi é o virtual campeão africano de ralies. Mas ver uma prova dessas a ser realizada, nos dias que correm nesse país, roça o milagre...

1 comentário:

Rianov disse...

é incrivel!

o automobilismo atravessando fronteiras!

Fugindo um pouco do assunto, lembrei do mundial de Rali no Quenia, o Kenya Safari, essa etapa do mundial era sensacional, os carros cruzando com caminhoes,animais, atravessando rios de lama!
e a paisagem então!Magnífica.

Agora fugindo completamente do assunto, dê uma passada no meu Blog, fiz um post sobre os piltos de F1 "barbarizando" um carro de rua no Brasil. Isso você não deve saber, mas no final do post, fiz uma menção ao Rendez-Vouz, curta de um francês que mostra Paris ao amanhecer. Este o último deu um maior problema, pois o piloto que dirigia o carro era de F1, e ele infringiu quase todas as leis de trânsito. Pois bem, conheçe o fato? Sabe quem foi o piloto?

Abraços
Rianov