segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Historieta da Formula 1: Phil Hill na Ferrari

"Phil Hill na Ferrari? Mas é a equipa onde ele ganhou o seu campeonato de 1961!", dizem vocês. Obviamente, é verdadeiro. Mas a historieta que vos trago aqui acontece quinze anos depois do piloto americano ter ganho o título mundial em Monza, às custas da vida do seu companheiro e rival, o alemão Wolfgang von Trips.

Em 1975, Hill, agora com 48 anos, e retirado da competição desde 1967, escrevia para a revista "Road & Track Magazine", a mais importante revista automobilistica dos Estados Unidos. No inicio de 1975, Hill testou no circuito californiano de Riverside (que infelizmente não existe mais) o Ferrari 312B3, então pilotado por Niki Lauda. Com o capacete à moda antiga (da mesma forma que fez Stirling Moss uns anos mais tarde), deu umas voltas e ficou impressionado com a rápida evolução que a Formula 1 tinha tido desde os seus tempos na marca do Cavalino Rampante.

"O carro tem o dobro de potência que eu estava esperando", afirmou Hill. Em relação às asas do carro e à potência dos travões, fez uma comparação em relação ao seu tempo: "Na minha época você tinha que reduzir as marchas para travar, neste aqui, você só faz isso se quiser".

Ainda em 1975, Hill experimentou desta vez o Ferrari 312T2, quando a Formula 1 chegou a Watkins Glen para correr a etapa americana. Agora com capacete integral, Hill brincou com o carro e continuou a elogia-lo, bem como a incrível evolução que a Formula 1 tinha tido naquele curto espaço de tempo...

Já agora, podem ver isto e muito mais no F1 Nostalgia, o blog do "soviético" Rianov Albinov.

1 comentário:

Felipão disse...

O injustiçado Phill Hill...

Maravilha de post!!!