quarta-feira, 27 de agosto de 2008

O acidente mortal de Lorenzo Bandini

Esta descobri no Blog do Mulsanne: um documentário sobre as circunstâncias do acidente mortal de Lorenzo Bandini, no GP do Mónaco de 1967. Até agora, este foi o unico acidente mortal, em termos oficiais, na história da pista monegasca, embora haja outro, ocorrido em 1952, onde a vitima mortal foi Luigi Fagioli, mas nesse ano, a prova não contava para o campeonato.


O despiste de Bandini ocorreu na Chicane do Porto, à 82ª volta do circuito, numa prova que tinha nessa altura 100 voltas, o que davam ao todo duas horas e meia de competição.

Aliás, uma das causas apontadas para este acidente foi o cansaço do piloto italiano, que lutara durante muito tempo para bater Graham Hill e tentava buscar Denny Hulme, que ia a caminho da sua primeira vitória da sua carreira (e que mais tarde nesse ano alcançou o título mundial). O documentário, da RAI Tre, mostra os testemunhos da altua, de Bandini, da sua esposa Margherita, da irmã, e de responsáveis da Scuderia, como Mauro Forgheri.

O documentário pode ser visto aqui. Desde já aviso que têm algumas imagens impressionantes...

3 comentários:

Felipão disse...

Grande dica, Speeder!!!

Daniel Médici disse...

Luigi Fagioli veio a falecer lá em 1952, época em que não valia pontos para o mundial.

Diga-se, época em que poucos se preocupavam se valia ou não pontos para o mundial... Portanto, acho que vale computar ela tb.

Speeder76 disse...

Pois é Daniel, nem me lembrava do Fagioli... mas como dizes, a prova não contava para o Mundial nesse ano. Aliás, as pessoas pensam que o Mónaco nunca esteve fora do Mundial, como monza, mas na realidade, de 1951 a 1954 ela não fez parte do calendário.

Eu faço a modificação.