Agora que a temporada 2008 da Le Mans Series chegou ao fim, pelo menos oficialmente, começa-se já a preparar a época seguinte, e cada vez mais se nota que esta categoria está à beira da revolução, pelo menos, quando algumas marcas oficiais, que devem boa parte da sua história desportiva às corridas de Endurance, estão a observar a actual evolução da Le Mans Series, e o ajuste dos seus regulamentos, para ver se envolvem ou não nesta categoria.
Outro aspecto importante é que, cada vez mais, esta categoria está a ser o "laboratório" por excelência das marcas para experimentarem novas soluções tecnológicas, que de futuro são incorporadas nos carros. E numa altura em que a procura por soluções alternativas é grande, devido ao fim do petróleo barato e às alterações climáticas causadas pela poluição nos países ditos industrializados (do qual a poluição automóvel contribui com uma parte), muitas equipas querem aproveitar a Le Mans Series para experimentarem essas soluções. Um primeiro exemplo foi este fim de semana, em Silverstone, quando a Peugeot apresentou o seu 908 HY Hibrido, com um Diesel e um recuperador de energia, para poder usá-lo em baixa velocidade.
No final da semana passada, o Hugo Ribeiro, conhecido no mundo forista como "Le Mans", fez um apanhado das noticias e dos rumores que circulam no paddock em relação às equipas para o ano de 2009 e seguintes, e colocou-as no Fórum do Autosport. Com o tempo ocupado, e sabendo que a época iria acabar no Domingo, decidi que hoje e amanhã era o dia de apresentar essas tendências para o futuro, pelo menos na categoria LMP1. Agora, apresento Audi, Peugeot e Porsche.
Apesar das declarações do Director da Audi Sport, Dr. Wolfgang Ulrich, dando conta de que o Audi R10 encontrava-se no limite do seu desenvolvimento e incapaz de acompanhar os progresso realizados pela Peugeot no seu 908HDi, a Audi acabou mesmo por vencer novamente a Peugeot em La Sarthe fruto de uma excelente estratégia de corrida e, acima de tudo, de uma excelente economia de combustível, que permitiu à Audi fazer menos paragens que a sua rival e com isso encontrar o ponto de desequilibro necessário para repetir o sucesso em Le Mans, conquistando a sua 8ª vitória, que a coloca como a 3ª marca mais vitoriosa nas 24 Horas de Le Mans a apenas uma vitória de igualar a Ferrari.
Mas, a verdade é que apesar da vitória em Le Mans ser mais importante do que qualquer título absoluto da LMS e ALMS juntas, a verdade é que nestes campeonatos tem sido evidente as dificuldades da Audi. Mas se por um lado, no outro lado do Atlântico, a Audi conta apenas com a concorrência "artificial" dos LMP2 da Porsche e Acura e não possui concorrência à altura na LMP1, já cá na Europa, as evidências são obvias e mesmo com vantagem na economia de consumo de combustível, a verdade é que as 2 ou 3 voltas que ganham em relação à Peugeot, pouca ou nenhuma diferença fazem em provas de 6 horas. E, como se viu em Nurburgring, até a Lola Aston Martin (Gasolina) começa a aproximar-se dos tempos realizados pela Audi. É evidente que para a Audi continuar na senda vitoriosa em Le Mans ou nas "Series", será necessário um novo protótipo em pista.
Os rumores indicam que, tal como a Peugeot, o futuro passará por um coupe e por um motor híbrido (diesel/eléctrico), e se a questão da motorização parece ser um dado quase adquirido (apesar de haver rumores que apontam para um híbrido gasolina/eléctrico), quanto a um novo LMP1 nada é garantido pelo menos já para 2009, e a única confirmação dada pelo Dr Ulrich é que a Audi "não faz intenções de abandonar a endurance nos próximos tempos", no entanto há já alguma incerteza relativa à participação da Audi na temporada de 2009 do LMS e ALMS. Certo, apenas o facto de a Audi ter negado o fornecimento de versões cliente do R10 TDi a duas equipas privadas que haviam solicitado o seu fornecimento - a van Merksteijn e o Team Essex (actualmente ambas com a Porsche na LMP2 no LMS) - com a justificação de que a Audi não tinha possibilidades de fornecer LMPs para 4 equipas (as duas oficias e as duas pretendentes a clientes). Desta forma a Audi dá sinais de querer manter os R10 todos na sua posse (ao contrário do que foi feito com os R8 em que alguns foram vendidos a privados) ou para continuar em 2009, ou para os guardar todos no seu Museu.
O mais provável é que Audi, assim como outros construtores, estejam à espera de uma clarificação por parte da ACO a respeito do regulamento técnico de 2010 que prevê uma nova concepção de sport-protótipos diferente da actual, para avançar para um novo protótipo e provavelmente, tentará puxar um pouco mais pelo R10 em 2009.
Depois do balde de água fria deste ano em Le Mans, quando todos pensavam que a Peugeot iria voltar a conquistar a glória, têm havido muita especulação sobre o futuro da Peugeot para 2009. Se por um lado é visível o crescendo desta sobre a Audi, e a capacidade de ainda conseguir desenvolver um pouco mais o 908HDi de forma a ter uma vantagem decisiva para Le Mans sobre a Audi (já o tem no LMS), por outro lado é já muito falada principalmente nos fóruns franceses a possibilidade do novo LMP1 da Peugeot ver a luz do dia em 2009, independentemente do futuro dos regulamentos. O novo LMP1, já baptizado de 909H pela imprensa - um híbrido diesel/eléctrico - não tem sido negado pela Peugeot, embora os insistentes rumores já tenham levado Serge Saulnier, o homem forte da equipa Peugeot, a vir a público desmentir que a Peugeot não irá lançar um novo protótipo para 2009. Nota: isto foi escrito antes da apresentação do híbrido da Peugot este fim de semana em Silverstone.
No reino de Stuttgart há um silêncio ensurdecedor. A marca alemã, que sempre demonstrou o seu desagrado pelos regulamentos da ACO relativamente à equivalência diesel/gasolina, tem-se mantido estranhamente silenciosa nos últimos tempos. No ALMS, onde apoia oficialmente a equipa Penske do decano do Automobilismo Roger Penske, a Porsche tem sido batida regularmente pelas equipas que contam com o apoio da Acura na classe LMP2 nas últimas provas. No inicio do ano, Roger Penske havia anunciado a provável retirada da equipa no final desta temporada, porque não se contentava com "vitórias morais" (numa alusão ao facto de a Porsche insistir manter-se na LMP2 em vez lutar de igual para igual na LMP1 com a Audi) e há pouco mais de um mês a Speed TV lançou o rumor de que a Porsche iria retirar-se oficialmente do ALMS. Noticias surgidas durante a prova do ALMS em Detroit no último fim de semana parecem corroborar esse rumor já que se prevê que a Porsche retire o apoio oficial dado à Penske, que por sua vez já estará a negociar a venda dos seus dois RS Spyder. Aparentemente, na base desta retirada poderá estar a aproximação da Porsche à Formula Indy (é muito falada nos EUA a possibilidade da Porsche tornar-se num dos fornecedores de motores à competição), assim como uma aparente estagnação das vendas dos seu RS Spyder (na ordem dos 1.5 milhões de dólares por unidade) após as vendas de 3 unidades para equipas do LMS em 2008. A própria Dyson, a segunda equipa da Porsche no ALMS, é apontada como estando na linha de espera para dois Lola B08 LMP2 tendo em conta uma recente visitada de Rob Dyson à fábrica da Lola na Inglaterra.
Mas o problema dos RS Spyder não passa só pelo seu custo de aquisição, mas também pelo da sua manutenção. Duas das equipas europeias que adquiriram o Porsche, a van Merksteijn (Campeã antecipada da LMP2 no Le Mans Series este ano) e a Horag Racing (via o Gentelmen-driver Fredy Lienahrd), poderão não estar presentes no LMS para 2009 e se uma - van Merksteijn - é por falta de um patrocinador que sustente o projecto e pelo facto da equipa estar mais vocacionada para os Ralies, já no caso da outra - Horag Racing - trata-se do abandono do próprio patrocinador, a Lista Office LO, que é propriedade do próprio Fredy Lienahrd. No entanto, a Equipe Vershuur que gere a participação no LMS da van Merksteijn, assim como a Horag, estão a tentar adquirir os RS Spyders para assim poderem continuar. No entanto, o blog http://www.murphythebear.com/, de um ex-jornalista do DailySportscar e alguém habitualmente muito bem informado no seio do endurance, avançou que a Porsche estaria a desenvolver em segredo um LMP1. Se é verdade ou não, provavelmente não o saberemos tão cedo dada a indefinição dos regulamentos para 2010 e a Porsche não irá certamente avançar com um LMP que tenha apenas 1 ano de vida útil (pese embora ser garantido que o regulamento permitirá a utilização dos actuais LMPs algumas alterações para permitir igualdade entre um e outro modelo) nas já não é a primeira vez que esse rumor surge principalmente porque o futuro da endurance parece passar pelos híbridos e a Porsche prepara-se para lançar em 2009, o mais tardar 2010, uma versão do Cayenne com motorização híbrida gasolina/eléctrico,
Off-topic: o primeiro carro híbrido da historia foi desenvolvido por Ferdinand Porsche em 1901, e tinha o nome de Lohner-Porsche Mixte Hybrid. (continua amanhã)
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