quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Le Mans Series - O futuro próximo (Parte 3)

Continuando hoje com a terceira e última parte de uma série de artigos publicadas originalmente pelo Hugo Ribeiro, no Fórum do Autosport na semana passada, sobre o futuro próximo da Le Mans Series, que aparentemente está à beira de uma revolução, hoje é a vez de falar dos planos da Dome, Toyota, Pescarolo, Courage, Zytek, da Luc Alphand Adventures e da Rollcentre.


DOME


Com sucesso relativo nas 24 Horas de Le Mans deste ano, o S102 não deixou de dar boas indicações e a Dome demonstrou ter um LMP1 coupé bastante competitivo, ao nível do Lola B08 da Charouz no mínimo. Apesar de vários rumores apontarem para tal facto, a verdade é que ainda não se confirmou que a Toyota poderá estar por trás do projecto deste pequeno construtor independente japonês, apesar de várias pessoas ligadas à marca Japonesa terem sido vistas tanto nos testes do Dome que antecederam Le Mans, como em Le Mans.


Com Toyota ou sem ela, a hipótese de pelo menos um Dome S102 coupe competir no LMS em 2009 é bastante realista a julgar pelas palavras de Hiroshi Yuchi, Director do Departamento de Desenvolvimento da Dome, que confirmou que o LMP1 japonês estará de volta a Le Mans em 2009 a dobrar (dois S102S) e que a Dome vê com bons olhos a participação no LMS em 2009, como forma de preparação para as 24 Horas de Le Mans, mas, Hiroshi Yuchi não se compromete com uma participação oficial da Dome, que mesmo nas 24 Horas de Le Mans só aconteceu entre 1979 e 1984, em 85 e 86 como parceira da Toyota, e agora em 2008. Nos últimos anos, tem sido a equipa Racing for Holland de Jan Lammers a manter a Dome em Le Mans, no LMS e no extinto FIA-SCC, mas sucessivos maus resultados devido ao modelo anterior (o S101.5) ser um verdadeiro fracasso competitivo, levou Lammers em 2007 a dar por encerrada a sua participação nas provas de endurance que durava em parceria com a Dome desde 2001.





Neste mês, vários rumores colocavam o Team Goh (competiu com um Audi R8 cliente no LMS de 2004 e em Le Mans em 2002, 2003 e 2004) na linha da frente para adquirir até dois protótipos da Dome, citando o próprio Director da equipa, que acabou por vir publicamente negar qualquer intenção do Team Goh regressa ao endurance. Esperemos que ou pela própria Dome ou por outra equipa, o fantástico S102 possa estar nas pistas Europeias em 2009 para além de Le Mans.


TOYOTA


Continuamente associada ao projecto da Dome, como já vimos, a única certeza relativamente ao construtor nipónico é de que estará de volta em 2010, em principio apenas para as 24 Horas de Le Mans, com um motor híbrido gasolina / eléctrico. Apesar desta declaração de intenções, muitos comentadores e fans do endurance acreditam que a Toyota irá revelar-se já em 2009 ao lado da Dome.


ZYTEK


Com larga experiência nas motorizações híbridas, já com provas dadas no campo das motorizações eléctricas e híbridas com o Zytek Lotus Elise (1998-2003 - eléctrico) e o Chevrolet Silverado/Sierra (2003 - Hoje - hibrido gasolina) estando actualmente a desenvolver o Smart EV (eléctrico), a Zytek já havia anunciado que no futuro iria desenvolver uma motorização híbrida para o endurece, e o futuro aí está. Já este ano, em colaboração com a equipa Corsa dos EUA, a Zytek irá apresentar o primeiro motor híbrido em competição nas duas últimas provas do ALMS, de forma a demonstrar o seu produto para eventuais interessados em 2009, pois a Zytek é sobretudo um fornecedor e não um competidor.O LMP será o Zytek 07S na sua versão LMP1, e o motor será um V8 a gasolina de 4.5l aspirado, e terá um motor eléctrico desenvolvido também pela própria Zytek, que alimentará um conjunto de armazenamento em Lithium-Ion equipado com um sistema KERS.


Este sistema KERS, será muito aproximado do que futuramente equipará os Formula 1 pois a Zytek ganhou o concurso da FIA para o seu desenvolvimento. Técnicos da própria FIA irá acompanhar "in loco" a duas provas que o Corsa Zytek fará ainda este ano.E mais uma vez, como tem acontecido nos últimos anos, o endurance é o grande palco do desenvolvimento tecnológico relevante.


PESCAROLO


Muito se tem falado sobre a necessidade da "Pesca" construir um novo LMP1, principalmente nos fóruns de automobilismo Franceses, mas neste momento a prioridade da estrutura de Henri Pescarolo passa por conseguir um patrocinador que providencie um encaixe financeiro que lhe dê capacidade de se manter em luta com os grandes construtores. A julgar pelos rumores oriundos de França, esse patrocinador parece ter sido encontrado e é nada mais nada menos que a Red Bull. Até à muito pouco tempo proibida de ser comercializada em França, a Red Bull chegou a um entendimento com o Governo Francês e a proibição será levantada brevemente o que possibilitará a conclusão do acordo que segundo a revista Francesa Le Mans Racing, estará já em fase de acerto de pormenores. Além disso,a equipa é apontada como uma das pretendentes aos motores do Corvette GT1 para equipar o seu LMP1.


LUC ALPHAND ADVENTURES


Associado a GM (Chevrolet) desde 2006, a LAA é vista como o representante do construtor norte-americano no LMS, e esse factor poderá ser uma mais valia nos planos futuros da equipa do ex-Campeão Mundial de Ski. Alphand nunca escondeu o seu desejo de subir para a categoria máxima de Le Mans e em declarações recentes ao portal www.endurance-info.com, anunciou que a LAA está a prepara-se para o fazer. Parco em pormenores, até porque a equipa ainda estará a tentar reunir o financiamento necessário, Alphand adiantou de que utilizará um chassis francês sem adiantar se será construído pela LAA ou se será um chassis de outro construtor (Pescarolo? Oreca-Courage? Outro?), tendo a imprensa feito o resto associando a LAA também ao motores da Chevrolet.


ROLLCENTER


Não é um dado confirmado, mas nesta duas últimas semanas tem surgido um pouco por toda a parte um rumor de que a equipa onde compete o nosso João Barbosa poderá estar a prepara-se para fechar as portas. Foi conhecida a dificuldade que a equipa teve em encontrar um financiamento suficiente para competir este ano no LMS e em Le Mans, pelo que a falta de bons resultados credibiliza de certa forma o rumor.


Em relação às equipas, por agora são estes os rumores e as noticias confirmadas sobre esta categoria. Amanhã, vou falar acerca as discussões sobre regulamento da Le Mans Series que deverá entrar em vigor a partir de 2010, pois muitos dos projectos falados dependem daquilo que o Automobilie Club de L'Ouest fará. Até lá!

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