Continuo hoje a falar sobre o futuro próximo da Le Mans Series, que está à beira de uma autêntica revolução, pois existem diversas marcas que estão avançando com projectos de carros, equipados com vários tipos de motorizações, quer a gasolina, quer a Diesel, e quer nas categorias LMP1 e LMP2.
Nesta série de noticias, publicadas originalmente pelo Hugo Ribeiro, no Fórum do Autosport na semana passada, depois de ontem ter sido falado da Audi, Peugeot e Porsche, hoje é a vez da Acura (o nome que a Honda usa na America para os seus carros de classe média-alta), das tradicionais Aston Martin e Jaguar, Lola e Chevrolet.
ACURA (Honda)
Já era oficial a intenção da Acura saltar para a LMP1 em 2010, e a HPD (Honda Performance Development), já havia anunciado que o projecto encontrava-se em fase de projecto CAD, esperando uma rápida confirmação das regras para 2010, para poder fechar o desenho e passar para a construção de modelos reais à escala, mas em Detroit, a Acura anunciou mesmo que em 2009 estará nas pistas do ALMS o ARX-02 LMP1. O LMP1 da Acura, terá motorização a gasolina (finalmente teremos um grande construtor a gasolina para poder comparar esta motorização com os diesel em pé de igualdade) mas não foi avançado se será um protótipo aberto ou um coupe. Duas equipas foram escaladas para a participação da Acura (De Ferran e Highcroft) mas fala-se que apenas providenciarão apoio logístico, pois os LMP1 da Acura (ao contrário dos LMP2) poderão correr com as cores e nome do próprio construtor.
Quanto à possibilidade de em 2009 ser possível vermos o ARX-01 LMP2 nas pistas europeias do LMS, ou mesmo o ARX-02 LMP1, isso estará dependente da Acura (uma sub-marca da Honda para a classe alta) "atacar" o mercado Europeu ou da própria Honda assumir a sua participação na Europa. A marca (Acura) tem planeada a sua entrada no mercado russo em 2009 e no japonês em 2010, mas não há planos para a sua entrada no mercado europeu, pelo que possivelmente só o veremos em Le Mans se o previsível convite surgir por parte da ACO. No entanto, a equipa inglesa e construtor independente Embassy, segundo o canal SpeedTV, poderá estar a preparar-se para adquirir motores à Acura para equipar os seus WF01 LMP2.
Apesar de se encontrar muito satisfeita com a ligação com a Charouz Racing, a ambição da Aston Martin não para de crescer, e a construção de um LMP1 100% Aston Martin é praticamente uma realidade. Marek Reichman, Director do Departamento de Design da Aston Martin, já se encontra sobre o estirador a elaborar possíveis ideias para o regresso da Aston Martin como construtor de Sport-Protótipos desde o AMR1 de 89.
Mas, o envolvimento da Aston Martin não ficará por aqui e David Richards, em directo na Radio Le Mans, também afirmou que a Aston Martin está a ponderar seriamente a hipótese de estender a sua influência à LMP2 quer seja apenas como fornecedor de motores (os motores dos GT2 podem ser utilizados em protótipos LMP2, como os GT1 nos LMP1), como também como fornecedor de chassis, embora o seu envolvimento oficial será mantido na LMP1.
George Howard-Chappell, Director da Aston Martin Racing, e elo de ligação da AM com a Charouz, revelou também que têm chegado vários pedidos de fornecimento dos motores V12 que equipam o Lola Aston Martin,e que a AMR possivelmente irá responder positivamente a alguns desse pedidos mas apenas depois de analisar cuidadosamente os projectos do ponto de vista competitivo de forma a não cair no ridículo que a Audi caiu quando forneceu o projecto falhado da Swiss Spirit em 2007.
Não querendo ficar atrás na sua "compatriota" Aston Martin, e vendo a sua posição na História de Le Mans ultrapassada pela Audi, a Jaguar poderá também ela regressar ao seu lugar de eleição, acreditando nas palavras de Ratan Tata, Presidente da Tata Motors, construtor automóvel indiano que adquiriu a Jaguar (e a Land Rover) à Ford no inicio deste ano. Ratan Tata foi peremptório nas sua declarações acerca do historila desportivo da Jaguar, afirmando que o lugar da Jaguar é em Le Mans e que não faz qualquer sentido o contrário, pois a ausência da Jaguar no mundo dos Sport-Protótipos têm apenas servido para fazer a marca cair no esquecimento.
Por detrás do projecto poderá estar a Apex Motorsport, que para além de terem sido os responsáveis pelo desenvolvimento do Bentley Speed 8 (e do Audi R8C), estão actualmente a desenvolver o novo Jaguar XKR GT3, mas como em todos os possíveis novos projectos, uma clara definição das regras para 2010 é imprescindível para que seja considerado um eventual regresso da histórica marca inglesa.
O sucesso dos seus coupés B08 é evidente, e o negócio tem florescido tendo surgido nas últimas semanas dados que confirmam que para 2009, poderemos ver mais alguns destes coupés nas pistas europeias e americanas, ou até mesmo antes. Segundo a própria Lola Cars, dois chassis B08 coupé serão vendidos até ao final na actual temporada, sendo que a B-K Motorsports, equipa ALMS que conta com o apoio oficial da Mazda, já anunciou que será uma das equipas a adquirir o coupé Lola na sua versão LMP2, o B08/80, com o objectivo de atacar as 24 Horas de Le Mans em 2009 e o segundo está reservado para a Charouz/Aston Martin. Algumas fontes afirmaram que a Charouz já utilizou o novo chassis em Nurburgring e que o primeiro foi enviado para o museu da Aston Martin, mas tal não foi confirmado, e a hipótese mais concreta é que o resultado da união da Charouz com a Aston Martin seja a dobrar para 2009 com dois Lola B08 em pista.
Outro potencial comprador do Lola coupe, poderá ser a equipa Portuguesa ASM. Miguel Paes do Amaral, piloto e principal financiador da ASM (é o proprietário do actual Lola B05/40 da ASM) anunciou por altura de Le Mans, que a ASM está à procura de um novo LMP2 para 2009, sendo o Lola B08 uma possível aposta, assim como o Zytek 07s. Para o portal italiano http://www.racingworld.it/, a aquisição de um B08 coupe por parte da equipa portuguesa é já um dado adquirido.
O mesmo porta noticioso, já em Monza havia lançado a noticia de que uma equipa italiana não especificada, iria adquirir um LMP2 de origem britânica (Lola? Zytek? Radical?) e iria equipar este com um motor diesel alemão, apontando para o Opel CDTi Ecotec, mas esta semana, voltou à carga com um rumor semelhante, dando a certeja de se tratar de dois Lola B08 coupe LMP2 e o motor tratar-se de um diesel da BMW... a ver vamos...
Um terceiro coupé LMP1 da Lola, poderá ir parar as mãos da Corvette acreditando nos rumores vindos dos EUA, que afirmam que a GM poderá estar a preparar-se para copiar a Aston Martin e colocar o motor Chevrolet LS7.R 7.0 L V8 do Corvette C6.R GT1 na traseira do protótipo Inglês, mas sobre a GM falaremos a seguir.
GM (Chevrolet)
Os responsáveis da Chevrolet, grande rival da Aston Martin na GT1, tem estado com bastantes dificuldades em engolir o sucesso da parceria da Aston Martin com a Charouz e estão apostados em seguir a mesma via, no entanto, a GM já anunciou que ira reduzir os orçamentos para os vários departamentos desportivos do seu universo de marcas, e a Chevrolet poderá de ter de se contentar em apenas dar uso ao seus LS7.R 7.0 L V8, que têm sido já bastante solicitados (fala-se na Oreca, Pescarolo e Luc Alphand para além, de outras tantas nos EUA).
Steve Wesoloski, da Corvette Racing (Equipa oficial da Chevrolet na GT1), em declarações à SpeedTV, deixou no ar de que a equipa estará a tentar convencer a GM a financiar a compra de um chassis (sendo o Lola B08 o mais provável) para ai colocar o sem motor da GT1, mas, comentou Wesoloski, a GM está também na expectativa sobre o futuro dos regulamentos para os Sport-Protótipos e GT (o regulamento sobre os GTs será também ele alterado em 2010, sendo a FIA responsável pela a sua elaboração em acordo com a SRO - FIA-GT -, e ACO - LMS, ALMS e Le Mans) para decidir em quais das categorias irá apostar.
(continua amanhã)
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