sexta-feira, 10 de julho de 2009

É oficial: Ari Vatanen é candidato!

Por fim, Max Mosley vai ter um rival á altura: o finlandês Ari Vatanen, antigo campeão do mundo de ralies e ex-deputado do Parlamento Europeu, anunciou hoje que será candidato às eleições para a presiência da FIA, que serão realizadas no próximo mês de Outubro.

"Respondendo aos pedidos de muitos clubes membros da FIA, irei concorrer às eleições da FIA em Outubro deste ano. Penso que chegou a altura de existir uma mudança", afirmou o ex-piloto finlandês ao Autosport.com.


"O meu principal objectivo será a reconciliação de diversas visões dentro da FIA e trazer transparência aos seus sócios. O dever de um presidente é defender biliões de automobilistas e o nosso grande desporto", acrescentou o também ex-deputado europeu.


Para muitos, Vatanen tem a combinação certa: foi um piloto de craveira mundial por mais de 20 anos, foi campeão do Mundo e quatro vezes vencedor do Dakar (1987, 1989, 1990 e 1991). Para além disso, nos últimos dez anos foi membro do Parlamento Europeu. Nas últimas semanas esteve a conversar com alguns membros das federações internacionais, e para ele anunciar que ia avançar, é sinal que tem fortes apoios dentro de muitas federações automobilisticas. Agora resta saber se o "tio Max" avançará ou não. Espero que não...


Espero também que esta candidatura seja encarada como uma "última esperança" para evitar uma separação da Formula 1 em duas séries, apesar de isso não depender da eleição do novo chefe da FIA. Mas pode ajudar muito, não acham?


Já agora, para acabar: esta semana descobri uma coisa engraçada: uma loja de pins online. Seria engraçado se fizessemos um desenho a favor do Vatanen e fizessemos a nossa campanha, não acham?

6 comentários:

Rodolfo Matos disse...

Mas a candidatura de Vatanen não parece ser bancada pela FOTA? Não tenho certeza, mas suspeito que Vatanen está como "testa-de-ferro" da FOTA.

SALOMA disse...

Sempre que rola mudanças na F1, nas semanas que antecedem as provas a "rádio peão" solta notícias pelo ladrão. Max Mosley, que ocupava o cargo de presidente da FIA desde 1991, anunciou em 24 de junho que não suportava a reeleição em função das coisas que disseram sobre ele. E disse que Luca di Montezemolo, passou para a imprensa, uma impressão de que ele tinha sido afastado.
Jean Todt seria o preferido de Mosley, mas Bernie Ecclestone, que não conseguiu trabalhar com ele, muito menos aceitará trabalhar ao lado de Todt. Em 2005, quando renovou o mandato, Mosley teve apoio de seu "gabinete", ou melhor dos 22 da FIA.
Ari Vatanen, um dos grandes de rallye (Campeão Mundial em 1981), é muito respeitado no mundo motorizado, e já um administrador da Fundação FIA. E como deputado por 10 anos, tem experiência do mundo real da política, e com endereço certo, Place de la Concorde. Vatanen é, colocado como "um bom sujeito". E adora este esporte - e que, por si só, seria um passo em frente depois do que temos tido através de nos últimos 18 anos. É isso...desculpe se me alonguei!

Speeder76 disse...

Rodolfo:

Acho que ele deveria estar acima de qualquer testa de ferro. Para além disso, ele é um homem de ralies, portanto, tem pouco a ver com a Formula 1.


Saloma:


Tens toda a razão: ele é um homen respeitado, e vem de um país forte em termos desportivos, e não politicos, que é a Finlândia. O Vatanen tem o melhor de dois mundos, e acho que seria o ideal para alcançar a paz que o automobilismo tanto necessita neste momento.

pro_magicalonso disse...

Cualquiera será mejor que Mosley a ver si ya lo perdemos de vista de una vez por todas. Saludos

SALOMA disse...

E mais, acho que ele pode trazer uma bagagem sem vícios que tanto estragam os postulantes ao comando da FIA.

Speeder76 disse...

Ora aí está: O Vatanen, apesar de ser um homem experimentado em ambas as áreas, tem uma vantagem: trará uma lufada de ar fresco ao automobilismo, que tanto necessita neste momento.