quinta-feira, 9 de julho de 2009

GP Memória - França 1989

Passaram-se três semanas desde os eventos de Montreal, agora, o pelotão da Formula 1 estava de volta à Europa, mais concretamente a Paul Ricard, numa França que se afadigava nas preparações dos 200 Anos da Tomada da Bastilha, que estava a uma mera semana de acontecer. E se em terras gaulesas, se iria comemorar uma revolução, na lista de inscritos, outra revolução tinha acontecido.


Na equipa da Tyrrell, o Tio Ken tinha arranjado um novo patrocínio da Camel, e decidira dispensar os serviços de Michele Alboreto, com o qual mantinha um conflito desde o inicio do ano, mas que o tinha prendido devido ao contrato que tinha com a Marlboro Itália. Enquanto isso, este tinha reparado num novo valor que despertava na Formula 3000, e era então o líder do campeonato. Era francês, e estreá-lo em Paul Ricard seria uma mais-valia para a equipa. Chamava-se Jean Alesi. Contudo, o piloto francês só poderia correr nos fins-de-semana que não entrava em conflito com o Europeu de Formula 3000, que o francês queria ganhar. Aí, Ken Tyrrell teria de arranjar outro piloto.


Outra equipa que decidira arranjar outro piloto tinha sido a Benetton. Com Johnny Herbert decididamente inferiorizado, a equipa decidiu prescindir os seus serviços e contratou o italiano Emmanuelle Pirro para o resto da época. E em Paul Ricard, a equipa iria estrear o aguardado modelo B189, que se esperava desde o inicio do ano… Na Larrousse, a equipa também decidira substituir um dos seus pilotos por razões de saúde. Yannick Dalmas, que estava nessa altura doente com a Doença do Legionário, saia temporariamente para dar lugar a outro estreante francês, neste caso, o jovem Eric Bernard.


Na Arrows, a substituição do piloto era por outro motivo: Derek Warwick tinha-se lesionado numa prova de karting e não estava devidamente recuperado para esta corrida. Sendo assim, a equipa teve de arranjar um substituto, e virou-se para outro piloto da Formula 3000: o norte-irlandês Martin Donnely.


Na pré-qualificação, o grande feito foi a passagem dos dois Onyx, de Stefan Johansson e Bertrand Gachot. Para além desses dois, passaram também o Brabham de Stefano Modena, e o Dallara de Alex Caffi, em prejuízo do Brabham de Martin Brundle.


Após isto, passou-se à qualificação, mas esta ficou menorizada com o anúncio oficial de Alain Prost, logo na sexta-feira, de que iria abandonar a McLaren. “Não correi na McLaren no próximo ano”. Nessa altura, não tinha abordado onde é que correria no ano seguinte, pois havia no ar as hipóteses Ferrari e Williams. Mas nessa altura, o piloto francês não tinha tomado qualquer decisão. “Não tomei ainda nenhuma decisão sobre as várias alternativas que tenho, nem o farei no futuro próximo. Gostaria também de deixar claro que não pus de parte a hipótese de voltar a colaborar com a McLaren no futuro”, afirmara. A partir dali, e até ao anúncio oficial de onde iria correr em 1990, muito se iria especular…


Mas o espectáculo tinha de continuar, e após as qualificações da tarde de Sábado, o melhor tinha sido Alain Prost, que cometera a proeza rara de bater o seu rival Ayrton Senna, ainda por cima no seu Grande Prémio caseiro. Este feito também era a sua 20ª “polé-position” da sua carreira. Na segunda fila ficavam o Ferrari de Nigel Mansell, que tinha a seu lado o Benetton de Alessandro Nannini, que comemorava da melhor forma o seu 30º aniversário natalício e a estreia do novo carro. A terceira fila tinha o Williams de Thierry Boutsen e o segundo Ferrari de Gerhard Berger, e no sétimo posto estava uma surpresa: o Larrousse de Philippe Alliot. Riccardo Patrese estava seguir, e a fechar o “top ten” ficavam o Tyrrell de Johnathan Palmer e o March de Maurício Gugelmin.


Desta vez os quatro azarados (que não conseguiram a pré-qualificação) foram o Dallara de Andrea de Cesaris (que tinha subido ao pódio na corrida anterior!), o Minardi de Luis Perez-Sala, o Rial de Christian Danner e o Coloni de Roberto Moreno.


O dia da corrida, 9 de Julho de 1989, estava solarengo e com calor. Quando foi dada a partida, Senna parte à frente de Prost, mas mais atrás era o caos: o March do brasileiro Maurício Gugelmin fica com o acelerador preso e bate na traseira do Williams de Boutsen e o Ferrari de Berger. Catapultado, cai primeiro em cima do outro Ferrari de Mansell, e depois na pista, de cabeça para baixo. O brasileiro nada sofre, e regressa às boxes para alinhar com o carro de reserva. A corrida fica interrompida, e os carros alinham para uma segunda largada, com Mansell e Patrese (que tinha quebrado o motor na volta de aquecimento), largam das boxes.


Na segunda partida, Prost sai na frente, enquanto que Senna… não anda mais do quue 200 metros, pois fica sem caixa de velocidades e abandona de imediato. Com os problemas dos restantes adversários, Prost não largaria mais a liderança até ao final, pois Mansell estava muito atrasado, e Berger tinha cometido um erro e rodava no quarto lugar.


A meio da corrida, pelo segundo lugar já tinha passado Alessandro Nannini (desistiu com um problema de suspensão na volta 40), Ivan Capelli (o motor explodiu na volta 43) e Thierry Boutsen (a caixa de velocidades avariou-se na volta 50) e agora estava… Jean Alesi! O novato francês rolava nessa posição até ter de ir às boxes para trocar de pneus, e assim o lugar ficava para Riccardo Patrese. Mas vindo de trás, Nigel Mansell já tinha chegado aos pontos, e estava a aproximar-se do italiano da Williams. Perto do fim, conseguiu ultrapassá-lo para ficar com o segundo posto.


No final da corrida, Prost era o vencedor incontestado, com Mansell e Patrese logo a seguir. Nos restantes lugares pontuáveis ficavam o novato Jean Alesi, o Onyx de Stefan Johansson, na vez em que a equipa novata conseguia os seus primeiros pontos da sua carreira, e a fechar os lugares pontuáveis estava o Ligier de Olivier Grouillard, na primeira e única vez que pontuou na Formula 1. Para finalizar, Maurício Gugelmin conseguiu aqui a volta mais rápida da corrida, no mesmo dia e local onde teve o seu acidente mais marcante…


Fontes:


Santos, Francisco – Formula 1 1989/90, Ed. Talento, Lisboa/São Paulo, 1989


http://en.wikipedia.org/wiki/1989_French_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr475.html

1 comentário:

Red Bull RB6 disse...

Com o abandono prematuro (segunda largada) de Senna (vice-líder no campeonato com 27 pontos), a diferença para Prost (líder do campeonato com 38 pontos) subia para 11 pontos e após cinco provas zerado, Nigel Mansell volta a ponturar com o 2º lugar (6 pontos).

Notas:

- 37ª vitória e 20ª pole de Alain Prost;
- 75ª vitória da McLaren;
- 350º grande prêmio da Brabham e
- 450º grande prêmio do motor Ferrari.