segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Extra-Campeonato: As aparências iludem

Este fim de semana surgiram, em Portugal e no Mundo, duas histórias desportivas que, parecendo inócuas a principio, podem esconder outro tipo de realidade, um pouco mais sinistro. A primeira, todos sabem: o acidente de Tiger Woods, á porta de sua casa, na passada sexta-feira. A segunda é mais a ver com a realidade portuguesa: o treinador do Nacional, Manuel Machado, está no hospital desde o inicio da semana, em coma induzido, depois de uma operação que correu mal.


No primeiro caso, quando vi na CNN as noticias sobre o acidente, achei um exagero a maneira como estas foram ditas. Diziam que "tinha sido ferido com gravidade" e tinha ficado "com feridas profundas na cara". Minutos depois, mostrou-se que o alarme era exagerado e poucas horas depois, ele já tinha recebido alta e ido para casa. Mas desde então, este é um caso por esclarecer. Prinmeiro, a relutância do casal Woods em relatar o incidente à policia local, e depois, os rumores de infedelidade que surgiram, primeiro nas colunas de mexericos, e claro, por efeito de contágio, começaram a surgir nos periódicos mais sérios.


O primeiro indicio dessa desconfiança foi o relato, á partida pouco lógico, de que a sua mulher tinha partido o vidro do carro com um taco de golfe, para o retirar do carro. Agora, as coisas estão cada vez mais nebulosas. E a relutância do casal em falar faz aumentar ainda mais os rumores de que Woods tem um caso extra-conjugal e que este acidente foi apenas resultado de uma discussão relativo a essa infedelidade. Se caso assim for, isto é uma bomba na imagem de Woods. Não como desportista, mas como ser humano.

O segundo caso é também estranho, mas pode ter a sua lógica. Manuel Machado é um treinador com inumeros anos de casa. Licenciado em Educação Física, a sua abordagem profesoral como explica os jogos já foi motivo de piadas dos Gato Fedorento, que chamou às suas explicações de "Machadês". Apesar de nunca ter treinado um "Grande", tem fama de fazer bons resultados nos clubes onde passa. E tem uma zanga pessoal com Jorge Jesus, actual treinador do Benfica, que chamou certo dia, com ar de desprezo, de "mestre da tática". E Jesus respondeu, há umas semanas, quando goleou a sua equipa por 6-1, levantando quatro dedos no momento do quarto golo benfiquista...





Mas isso não explica o que se está a passar agora. No inicio da semana, Machado deslocou-se ao Continente para fazer uma pequena cirurgia. Aparentemente, tratava-se de uma hérnia. Mas a operação correu mal, e no regresso à Madeira, a ferida infectou. De tal maneira que Machado encontra-se no Hospital do Funchal, na ilha da Madeira, em coma induzido, e com prognóstico reservado. Fortemente sedado, revelou-se durante o fim de semana que a hérnia... foi afinal uma lipoaspiração. Ou se perferirem, em puro Machadês: "uma intrevenção cirurgica de ordem estética no sentido de retirar da zona abdominal alguma massa gorda que se mantinha teimosamente alojada no meu corpo"...


Aos dois, desejo-lhe as melhoras. Ao Manuel Machado, que sobreviva a este problema de saúde, pois a sua participação em conferências de imprensa são verdadeiras pérolas para todos nós. E para o "Tigre": pense menos no golfe e mais em salvar o casamento.

Sem comentários: