sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Extra-Campeonato II: Que belo sorteio!

Pois é: depois de uma hora em que aturamos grupos corais, uma mensagem do Nelson Mandela, um ser acima de todos os outros, e de babarmos perante a beleza de Charlize Theron (tão bonita como a Table Mountain na cidade do Cabo...) chegamos ao tal momento que todos queriamos ver: o sorteio para a primeira fase do Mundial do próximo mês de Junho, em terras sul-africanas.


Sabia-se que à partida, boa parte destes grupos iriam ser difíceis, e que nem todos os cabeças de série iriam ter nesta fase um "passeio no parque", mas ao ver o grupo que nos calhou, reparamos que vai ser tudo menos fácil: Brasil, Costa do Marfim e Coreia do Norte.


Em termos factuais, Portugal jogará nos estádios de Durban, Cidade do Cabo e Porth Elizabeth, o que é bom, pois é tudo ao nível do mar. O primeiro encontro da selecção será a 15 de Junho, em Port Elizabeth, frente à Costa do Marfim, pelas 16 horas locais. O segundo jogo do grupo será contra a Coreia do Norte, na Cidade do Cabo, a 21 de Junho, pelas 13h30. E o melhor fica para o fim: o jogo contra o Brasil, dia 25 de Junho, pelas 16 horas, em Durban.


Quanto aos nossos adversários: Brasil é o que é. A sorte é que vai ser o último a defrontar, a 25 de Junho, mas sabendo que 60 por cento dos futebolistas que atuam por aqui vêm das Terras de Vera Cruz, de uma certa maneira somos influenciados por eles. Sabemos que tipo de jogador iremos enfrentar. E a hipótese de ter pela frente, por exemplo, a actual linha defensiva do Benfica (Luisão e David Luiz, caso Dunga o chame) é bem plausível.


A Costa do Marfim é neste momento a melhor selecção africana. Claro que o Didier Drogba é o "cartão de visita" desta selecção, mas eles tem a escola francesa que, combinado com a fantasia tipica dos países africanos (que por vezes roça a indisciplina tatica) pode se tornar mortal. Mais um factor a ter em conta.


A Coreia do Norte é um enigma. Desenganem-se se julgam que iremos ter a repetição de 1966, porque isso não vai acontecer. Mas se eles chegaram até aqui, 44 anos depois do seu feito em Inglaterra, é porque merecem. Não os julguem como "bombos da festa", pois não devem ser.


E pronto, é isto que podemos encarar. É mau? Pode ser. Mas recordo-me que nos últimos tempos, os portugueses fraquejam perante grupos fracos (Coreia 2002) e agigantam-se perante grupos fortes (Euro 2000, lembram-se?) Espero que o Carlos Queirós se recorde dessa história recente, e que o Cristiano Ronaldo começe a jogar mais para a equipa, caso queira voltar a vencer o troféu de Melhor do Mundo...


Os grupos estão feitos, agora... alea jacta est!

4 comentários:

Anónimo disse...

Não concordo, Speeder!!!

A Charlize Theron, pelo menos na minha opinião, é MUUUUUIIITOO mais bonita que a Table Mountain, Table Top ou o que quer que seja...

Quanto ao Mundial, se história vencesse os jogos, Portugal teria vantagens: Em 1966, arrasaram meu Brasil - com o fantástico Euzébio - e fizeram os coreanos do norte abrirem os olhos! Uma virada sensacional - de novo Euzébio!

Desde já torço pelo sucesso de Portugal (e claro do Brasil) pelo menos até a semifinal....

abraço,
Renato

William disse...

Que Jogaço ein !!
Brasil x Portugal
Kaka x C. Ronaldo

Ron Groo disse...

Se formos olhar a história dos conforntos em copas teremos problemas com o time rubro verde.
Mas...
Sabe, confio menos em Cristiano Ronaldo que em Kaka e companhia.
Pra mim são todos eles produto de marketing, mas...

Sei lá, eu nçao curto futebol mesmo.

Marcos Antonio disse...

é spedder o grupo tá brabo, costa do Marfim pode ser o fiel da balança pra Brasil e portugal, quem vacilar pra ela, dança e volta pra casa mais cedo...