quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 - dia 11 (Santiago-San Juan)

A etapa de hoje do Rali Dakar 2010 ligou as localidades de Santiago do Chile a San Juan, na Argentina, no regresso do rali ao país das Pampas, logo, a prova mais dura em Todo o terreno está a chegar à meta.

Em termos de quatro rodas, o vencedor do dia foi o BMW de Guerlain Chicherit, e a etapa ficou marcada pelo atraso de Carlos Sainz, que aparentemente furou e capotou, perdendo muito tempo para a concorrência, nomeadamente o qatari Nasser Al-Attiyah. Agora, a diferença entre ambos é de 4 minutos e 28 segundos, que é seguramente muito pequeno para um rali-raid desta dimensão que é o Dakar sul-americano.

Quanto aos portugueses, Carlos Sousa terminou a etapa no décimo posto, a 7 minutos e 26 segundos do vencedor da etapa, enquanto que Miguel Barbosa cedeu 12 minutos e 6 segundos para Chicherit, chegando na 13ª posição. Ambos mantém as posições da geral que tinham à partida da etapa, respectivamente o sexto posto, para Sousa e o 12º lugar da geral, para Barbosa. Ricardo Leal dos Santos, no seu BMW, foi 15º na etapa e permanece na 14ª posição na geral.

Nas duas rodas, a vitória na etapa de hoje foi para o holandês Frans Verhoeven (BMW), que bateu o americano Jonah Street, enquanto que Helder Rodrigues perdeu-se no inicio da etapa e vê a hipótese do pódio cada vez mais distante, já que os seus mais directos adversários, o norueguês Pal-Anders Ullevalseter e o chileno "Chaleco" Lopez Contardo, ganharam tempo para o motard português e agora estão, respectivamente, a nove e sete minutos do piloto português. A três etapas do final do Dakar, as hipóteses de chegar ao pódio ficaram novamente mais reduzidas, mas como se diz por aqui... "até ao lavar dos cestos é vindima".


Na geral, Cyril Després, que foi sétimo, mantém uma avanço de uma hora e 20 minutos sobre Pal Anders Ullevalseter, e está cada vez mais próximo de vencer o Dakar 2010. Lopez Contardo é terceiro, à frente de Helder Rodrigues, enquanto que Ruben Faria, que foi 14º na etapa, é agora o 12º da geral, a cerca de uma hora do "top ten".

A etapa de amanhã ligará as localidades de San Juan e San Rafael, na Argentina, no total de 796 quilómetros, 476 dos quais em troço cronometrado.

Sem comentários: