domingo, 10 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 - dia 8 (Antofagasta - Copiapó)

Depois do dia de descanso em Antofagasta, para reparar carros, motos e alguns corpos moídos, o Rali Dakar de 2010 entra agora na sua segunda semana, com a etapa entre Antofagasta e Copiapó, no norte do Chile. Na etapa de hoje, a oitava, o grande vencedor nos carros foi Stephane Peterhansel, que deu um ar da sua graça a bordo do seu BMW X3. Contudo, a armada da Volkswagen não andou muito longe, com Carlos Sainz na segunda posição e o melhor da marca alemã. Mark Miller foi o terceiro e Giniel de Villiers foi o quarto.


Quanto aos portugueses, Carlos Sousa, terminou a etapa no sétimo lugar, a cerca de 21 minutos de Peterhansel, mas a ganhar algum tempo aos seus mais directos adversários, o francês Chicherit e o polaco Hollowczicz. Apesar de ter mantido o sétimo posto da geral, o facto de ter ganho algum tempo sobre os seus mais directos adversários já é uma boa noticia. Quanto a Miguel Barbosa, o piloto da Mitsubishi começou por ser penalizado em um minuto por falsa partida, e depois ficou sem motor de arranque, só socorrido pelo BMW de Ricardo Leal dos Santos, que os ajudou a sair da situação que se encontravam. No final, terminaram a etapa na 15ª posição, a 56 minutos de Peterhansel e em termos de classificação geral, cairam para a 13ª posição. Já Leal dos Santos acabou a etapa na 12ª posição, a 46 minutos do piloto do BMW e é um dos melhores privados em prova, na 14ª posição, imediatamente atrás de Barbosa.


Nas motos, o melhor da etapa foi o local "Chaleco" Lopez, seguido por Marc Coma e do norueguês Pal Anders Ullevaleter. Quanto a Helder Rodrigues, foi sétimo na etapa, mas o tempo perdido foi o suficiente para serr ultrapassado na classificação geral por "Chaleco" Lopez e por Ullevaelter, estando agora na quarta posição da geral. Contudo, como estes três pilotos estão separados por cinco minutos, a luta pelo segundo posto vai ser muito quente.

Amanhã, o Dakar vai ligar as localidades de Copiapó e La Serena, num total de 547 quilómetros, 338 dos quais feitos em especial cronometrada.

Sem comentários: