terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 - dia 10 (La Serena - Santiago)

A etapa de hoje, que ligou La Serena a Santiago do Chile, representou a saída de máquinas e pilotos do Deserto do Atacama e quase o final do percurso do rali em terras chilenas, dado que amanhã, voltam às paisagens argentinas.

E foi aqui que finalmente, Carlos Sainz ganhaou a sua primeira etapa do Dakar. O actual lider da prova, depois de ter visto a sua diferença para o seu companheiro, o qatari Nasser Al-Attiyah diminuir, acusou o toque e venceu a etapa, deixando um pouco de lado a sua consistência e a prudência para marca posição. Neste caso em particular, bateu o BMW de Stephane Peterhansel em 28 segundos. Mark Miller e Nasser Al-Attiyah vieram logo a seguir, com o qatari a perder cerca de 1 minuto e 40 segundos sobre o piloto espanhol.

Em relação aos portugueses, o Miguel Barbosa foi o melhor, ao terminar a etapa na sétima posição, aproximando-se cada vez mais do objectivo de alcançar o "top ten", estando agora na 12ª posição. Já Carlos Sousa foi décimo na etapa, mas manteve o sexto posto da geral. Ricardo Leal dos Santos, no seu BMW, foi 12º na etapa, mantendo o 14º posto na geral, mas é um dos melhores privados neste Dakar.

Já nas duas rodas, Marc Coma venceu a etapa, num ritmo de recuperar os lugares perdidos pelas penalizações e outros atrasos, terminando a etapa com 2 minutos e 16 segundos de avanço sobre David Fretigné. Helder Rodrigues foi o terceiro melhor do dia, e mantêm acesa a luta pelo segundo lugar, já que ganhou tempo ao chileno "Chaleco" Lopez Contardo, que agora tem uma vantagem de... 58 segundos. Helder Rodrigues também ganhou tempo ao norueguês Per-Anders Ullevalseter, e agora a diferença é inferior a dois minutos. Outro motard português, Ruben Faria, conseguiu estar em destaque, ao ser quarto classificado da etapa, permitindo chegar ao 12º posto da geral.

Amanhã, o Dakar liga as localidades de Santiago do Chile e San Juan, no regresso do rali a terras argentinas, uma especial onde atravessarão, uma vez mais, a Cordilheira dos Andes, no total de 434 quilómetros, 220 dos quais em especial cronometrada.

2 comentários:

kimi_cris disse...

Grande etapa hoje do Barbosa...Esperemos que nas motos o Rodrigues consiga o podio.

Grande Abraço!

Kimi_Cris

De Gennaro Motors disse...

Ola colega

voltei a ativa com o De Gennaro Motors após um periodo de ferias !

confira la a materia que fiz em PARIS.

forte abraço,

Fernando Gennaro