sábado, 16 de janeiro de 2010

Rali Dakar 2010 - último dia (Santa Rosa - Buenos Aires)

Terminou esta tarde o Rali Dakar de 2010, que deu uma volta grande pela América do Sul, em paisagens chilenas e argentinas, e mesmo numa competição de Endurance, onde a resistência das máquinas é importante e as diferenças são medidas por horas, houve emoção até ao último metro. Pelo menos nos automóveis...

À partida para a etapa de hoje, a diferença entre Carlos Sainz e Nasser Al-Attiyah era de meros 3 minutos e 29 segundos, logo, o piloto qatari tinha de atacar ao máximo, esperando superar não só o piloto espanhol, mas também esperar que ele tivesse um problema, ao melhor estilo do "golpe de teatro" neste longo e duro rali. Afinal, apesar do qatari ter ganho o rali, não conseguiu encurtar a diferença o tempo suficiente para superar o piloto espanhol. Logo, com 2 minutos e 12 segundos de avanço, Carlos Sainz, bicampeão do Mundo de Ralies, acrescentou mais um título ao seu prestigiado palmarés: a vitória no Rali Dakar, algo que só os finlandeses Ari Vatanen e Juha Kankunnen tinham conseguido. Mark Miller, no outro Volkswagen, completou o pódio, a meia hora de Sainz.

Stephane Peterhansel, no seu BMW, foi o quarto classificado da geral, sendo o terceiro classificado do dia, enquanto que Carlos Sousa foi 15º na etapa, acabando o Dakar num excelente sexto posto, o melhor dos Mitsubishi a gasolina. Igualmente num excelente nível estiveram os outros dois pilotos lusos: Miguel Barbosa e Ricardo Leal dos Santos. O primeiro, no seu Mitsubishi Racing Lancer, terminou a derradeira etapa com o 12º tempo, a pouco mais de cinco minutos de Al-Attiyah, e conseguiu consolidar a 12ª posição da geral. Já Leal dos Santos conseguiu, finalmente, mostrar as suas capacidades na longa maratona de todo-o-terreno e chegou ao final da corrida com o 14º posto.


Nas motos, o dia foi português. Liberto de obrigações perante o vencedor da geral, o francês Cyril Després, Ruben Faria acelerou para a vitória, batendo por três minutos e 45 segundos o norueguês Per Anders Ullevalseter, enquanto que Helder Rodrigues foi o terceiro classificado da tirada, doze segundos atrás do norueguês, o que lhe permitiu manter o quarto posto da geral, não conseguindo chegar ao pódio. Mas esta é a sua melhor classificação de sempre neste duro rali de origens africanas.

Agora para máquinas e pilotos, é hora da recompensa. Em 2011, quer seja na América do Sul ou em África, haverá mais aventuras no deserto.

1 comentário:

kimi_cris disse...

Bom Dakar para os tugas, agora esperemos que para o proximo seja ainda melhor.

Grande Abraço!

Kimi_Cris