domingo, 15 de agosto de 2010

Formula 1 contra Can-Am. Quem diria!

Acho que a Shadow daria um livro, honestamente. A equipa de Don Nichols, que existiu entre 1970 e 1980, correu nas várias categorias na Europa e nos Estados Unidos. Esteve na Formula 1, onde venceu uma vez, esteve na Formula 5000 americana e foi campeão da Can-Am em 1974, graças a Jackie Oliver. E foi neste ano que aconteceu o evento do qual tenho esta foto. Pois é, Rianov, não és o unico a descobrir fotos estranhas... LOL!

O evento serviu para comemorar o título na Can-Am, numa época em que devido à crise petrolífera, grande parte dos eventos foram cancelados. Oliver ganhou, mas a categoria só voltaria em força em 1977, mas com a mudança de regras para reaproveitar os carros de Formula 5000, os seus melhores dias tinham passado.

Descobri a foto num site francês, a Forum-Auto.com, e isto aconteceu em Laguna Seca, e os quatro pilotos que lá estiveram foram Jackie Oliver, James Hunt, Jean-Pierre Jarier e George Follmer. Tirando Hunt, todos eles correram oficialmente numa Shadow.

A história conta-se de modo simples: a Shadow, para comemorar o título da Can-Am, decide desafiar os pilotos de Formula 1 para ver quem eram os melhores. A coisa teve duas corridas, com uma semana de intervalo: Watkins Glen e Laguna Seca. A primeira aconteceu no Sábado de manhã, véspera do Grande Prémio de Formula 1, só com os carros da Can-Am, modelo DN4. Numa prova de quinze voltas, o melhor foi Follmer, diante de Oliver e Jarier, que não estava acostumado a guiar este modelo.

Uma semana depois, em Laguna Seca, juntaram os dois carros da Can-Am com os carros de Formula 1, modelo DN3, e convidaram o jovem britânico James Hunt para participar. Aqui, os carros de Formula 1 foram imbatíveis e Jarier foi o melhor.

Ainda tenho mais uma foto engraçada: um Shadow de Formula 5000, guiado por Jackie Oliver, algures em 1976 em Riverside, numa altura em que a Can-Am estava em modo de pausa. E o carro tem o numero zero pintado no cockpit! De facto, a história da Shadow merece ser contada.

Sem comentários: