segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Youtube F1 Classic: Jochen Rindt, Austria 1970



Não sei se alguma vez coloquei este video, mas se sim, não recordo. Estas imagens fazem hoje 40 anos que foram feitas. Trata-se do Grande Prémio da Austria de 1970, no novo e muito veloz circuito austriaco de Zeltweg, que depois de uma primeira experiência em 1964 no autódromo local, voltou à carga com um circuito novo e adaptado às regras de segurança de então.

Aqui se mostra o momento em que Rindt para de correr, na volta 21, devido a problemas de motor. Na rectra da meta, subitamente, o carro perde velocidade e encosta á direita, e depois explica ao reporter de pista, Helmut Zwickl, a razão da sua desistência. No meu alemão... digamos, básico, a unica coisa que percebi é algo como "Das motor ist kaputiren"...

O GP austriaco acontecia na melhor altura possivel. Em Agosto, Jochen Rindt era o rei inconstestável de uma temporada turbulenta de 1970, onde tinha ganho quatro corridas consecutiva e preparava-se para ganhar o campeonato, dada a enorme distância que tinha sobre a concorrência. Mas desde a prova anterior, em Hockenhiem, via-se que a Ferrari começava a reagir, primeiro com o segundo lugar do belga Jacky Ickx e depois com a vitória deste em Zeltweg, conquistando de uma só penada 15 pontos, contra os nove do austriaco.

E estas imagens tem também um simbolismo latente: são as últimas de Rindt em corrida. Dali a três semanas, a cinco de Setembro, teria o seu acidente fatal em Monza, nos treinos de Sábado para o GP de Itália. Provavelmente para muitas pessoas, deve ter sido a última vez que o viram vivo.

Sem comentários: