quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Youtube Rally Classic: Catalunha 2002, Burns e Löeb



Poderia colocar o video dos últimos metros do Rali da Grã-Bretanha de 2001, mas decidi escolher este video do rali da Catalunha de 2002, alguns meses mais tarde, pois tem aqui algo raro: o erro de um jovem Sebastien Löeb, no seu Citroen Xsara, que causou atraso no carro que vinha a seguir, o Peugeot 206 WRC de Richard Burns. Vê-se aqui os estilos de um jovem Löeb e de Burns, cujas notas eram ditadas pelo seu navegador, o escocês Richard Reid.

Não era tão espectacular como Colin McRae, mas Richard Burns era tão rápido e eficaz como os seus concorrentes. Correu contra Carlos Sainz, Tomi Makinen, Marcus Gronholm, Petter Solberg, Didier Auriol, Markko Martin e claro, Sebastien Löeb. Correu em marcas como Mitsubishi, Subaru e Peugeot, mas foi na equipa da Prodrive que conseguiu os seus melhores resultados, o campeonato de 2001 e os vice-campeonatos de 1999 e 2000, demonstrando ao menos rapidez e constência. Venceu dez ralis, entre os quais três edições do Rali de Gales, duas edições do Rali Safari (local da sua primeira vitória, em 1998) e o Rali de Portugal de 2000.

Depois de vencer o título mundial em 2001, pulou para a Peugeot em 2002, ao lado de Marcus Gronholm e Gilles Panizzi. Mas foi copiosamente batido por Gronholm e o seu desempenho ressentiu-se ao longo de 2003, apesar de ter sido muito regular, com sete pódios. Mas nenhuma vitória.

Assim, Burns já pensava rumar para outras paragens, nomeadamente um regresso à Subaru na temporada de 2004, ao lado do norueguês Petter Solberg. Contudo, a poucos dias do começo do rali, sofre um "blackout" e desmaia ao volante. E foi aí que lhe descobriram o tumor cerebral que o iria matar dois anos mais tarde, precisamente no mesmo dia em que comemorava o quarto aniversário do seu título.

Sem comentários: