Ao folhear esta semana o Autosport português, fui positivamente surpreendido com uma página inteira dedicada ao Antti Kalhola. Já sabia que o seu prestigio dentro da comunidade era grande, e sabia também que tinha sido alvo de algumas entrevistas - lembro-me de uma revista belga e outra argentina - mas vê-lo nas páginas de uma publicação como o Autosport, confesso que é inédito.
Assim sendo, decidi transcrever aqui a entrevista na íntegra, para conhecerem melhor o rapaz dos vídeos épicos, num artigo escrito por Pedro Junceiro.
FENÓMENO DO YOUTUBE
Antti Kalhola é um fenómeno da Internet, graças aos seus épicos videos da F1 e ralis. Coheça um pouco mais do jovem por trás das imagens.
Originário da Finlândia, país que deu ao automobilismo mundial alguns dos seus mais prodigiosos intérpretes, Antti Kalhola tornou-se num caso sério de popularidade na Internet. Sob o username Antti, foram muitos os videos de tributo à Formula 1, ralis e velocidade ao longo dos últimos anos, unindo algumas das mais belas imagens do automobilismo a bandas sonoras condizentes, que foram vistas por centenas de milhares de utilizadores.
Para Kalhola, um jovem de 19 anos, esta é uma paixão antiga, que agora pode colocar em imagens, muitas delas que nunca chegou a ver em direto ou ao vivo. 'A minha mãe disse-me que aos dois anos, já conseguia reconhecer a maioria das marcas de automóveis e que estava sempre a apontar e dizer que carro era. Com três ou quatro anos, um amigo do meu pai deu-me uma cassete de video de rali e penso que a vi mais vezes do que desenhos animados', assim explica Kalhola o inicio da sua ligação ao automobilismo. A sua perferência pelos ralis também derivará, certamente desse fato, com o jovem finlandês a garantir que 'são a minha maior paixão. Também gosto bastante de Formula 1, mas se tivesse de escolher, então, definitivamente os ralis'.
Os videos de Kalhola depressa ganharam fama nos fóruns de automobilismo, mas os relativos à Formula 1 chamaram também a atenção da Formula One Management (FOM) que o obrigou a cancelar as suas contas no Youtube por duas vezes, já que 'a F1 e a FOM são muito restritivas quanto aos direitos de imagem. A primeira vez que a minha conta foi removida foi devido a videos de Formula 1 foi no ano passado e [em 2010] o longo tributo a Ayrton Senna [45 minutos] resultou em mais problemas. eles tem os seus direitos legais para os remover, claro, mas a sua abordagem é algo diferente da de outras competições, que quase encorajam os adeptos a fazerem videos, como o WRC, por exemplo'.
F1 OU RALIS?
Com o lote de pilotos originários da Finlândia a abrcar nomes como Mika Hakkinen, Keke rosberg, Juha Kankkunen, Ari Vatanen, Marcus Gronholm ou Henri Toivonen, acaba por não ser fácil escolher o melhor do seu país. 'Há muitos candidatos, mas talvez o melhor seja o Juha Kankkunen, campeão de ralis por três marcas em Grupo B e A, muito suave a pilotar', afirmou, embora o seu preferido seja 'o Ari Vatanen, pelo seu estilo agressivo e atitude filosófica. Em geral, considero os pilotos de ralis superiores aos da Formula 1'.
Ainda com 19 anos, o jovem não descura uma carreira no automobilismo no futuro, pese embora reconheça as dificuldades próprias da iniciação: 'Uma carreira no automobilismo interessa-me muito. Em que cargo ou posição não sei, mas os ralis poderias ser a abordagem mais realista. Mas também não quero desperdiçar o 'talento' para os filmes. Este ano começo o serviço militar, mas depois vou tentar ingressar numa escola de cinema e ver o que a vida me reserva. Mas o automobilismo vai sempre fazer parte dela', garante.
IDOLOS INTEMPORAIS
Se a sua perferência são os ralis, é também nessa disciplina que Antti Kalhola encontra um dos seus ídolos: Colin Mcrae. Apesar de terminada prematuramente, a carreira do piloto escocês deixou uma memória de carisma que ainda hoje encanta os adeptos da modalidade e do automobilismo em geral. Além deste, o jovem de 19 anos tem no malogrado Ayrton Senna outro dos seus pilotos de eleição: 'Não consigo escolher um deles. O McRae foi o meu primeiro favorito nos ralis e no automobilismo quando comecei a seguir a modalidade com atenção, referiu. Quanto a Senna, explica que 'era muito jovem quando ele morreu, mas aprendi a respeitá-lo imenso através das centenas de videos que vi'. Foi a estes pilotos que dedicou dois dos seus melhores videos, sendo que o de Senna chegou mesmo a estar cinco semamas no topo dos mais vistos."
Pouco depois, falei com o Antti via Facebook, que me disse que a entrevista tinha sido feita há cerca de dois meses, e que desde então até agora não lhe tinham dito mais nada. Aparentemente, estavam a guardar a coisa para melhores dias... mas mesmo assim, pode-se dizer que aos poucos, o prestigio de um jovem de 19 anos solidifica-se.
A vantagem do Youtube é essa: dá liberdade de criação aos atristas, que fazem os seus videos vistos milhares de vezes pelos verdadeiros apaixonados. Os detentores das imagens só teriam a ganhar se encorajarem o aparecimento de mais artistas desses, ou então, no minimo, criarem o seu próprio canal no Youtube. A Indy Car Series e a NASCAR já o fizeram, reconhecendo o potencial deste canal de videos em atrair mais pessoas à sua modalidade. E o WRC vai a caminho...
Quando a Formula 1 e a FOM sairem do seu pedestal e começarem a acarinhar os adeptos, em vez de apaparicarem os "sheiks" e as modelos loiras, terá mais a ganhar o do que julgam.
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