quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A polémica Ferrari/Ford sobre o nome de batismo do seu chassis

Enquanto vemos os testes, queremos saber novidades sobre Robert Kubica e saber como é que a Williams irá espalhar parte do seu capital na Bolsa, surgiu nas últimas horas um pequeno desaguisado entre Ferrari e Ford. A razão? O nome do carro de 2011, que por coincidência, é o mesmo de um dos "pickup" mais vendidos de sempre da marca.

Depois de se saber o nome de batismo do bólido, o primeiro dos carros de 2011 a ser apresentado, as pessoas chamaram à atenção sobre essa coincidência e eu, como muitos outros, ficaram com a sensação de que isto não iria acabar ali. E é verdade: a Ford lançou ontem um comunicado ameaçando processar a marca italiana caso mantivesse o nome indicado. A Ferrari reagiu, dizendo que aquele nome não era mais do que um código interno, e que o código serve para homenagear a Itália, que este ano comemora os 150 anos da sua unificação.

"Este ano decidimos batizar o nosso carro num evento de particular significado - os 150 anos da Unificação Italiana" começa por dizer a marca de Maranello, no seu comunicado.

"A Ferrari acredita que, sendo participante no próximo campeonato do mundo de Formula 1, nunca teve intenção de ser confundida com outro tipo de veículos comerciais nem quis dar a impressão de que deva haver uma ligação para outro veículo de estrada. Sendo assim, não entendemos a tomada de posição da Ford nesta matéria. Contudo, numa acção de boa fé e para evitar futuros mal-entendidos, a versão abreviada do nosso chassis vai ser rebatizada na sua versão completa, a 'Ferrari F150th Italia.'", concluiu.

É bom saber que a marca italiana quer evitar quaisquer mal entendidos de raiz, que poderiam ser altamente prejudiciais para a reputação (e carteira) da marca de Maranello, mas a novo nome do carro, dito em inglês, traduz-se em algo como "F1 50 avos Itália". Ui, tenho a sensação de que isto pode ser a pior emenda do que o soneto... mas isto sou eu a dizer.

Sem comentários: