sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

WRC 2011: Rali da Suécia (após PEC 4)

O primeiro dia do Rali da Suécia está a demonstrar que, com os novos regulamentos e no estado em que estão as estradas suecas, duas coisas: os nórdicos mandam, e os Ford estão a levar a melhor sobre os Citroen. Após o sueco Per Gunnar Andersson ter ganho a primeira especial do dia, na quinta-feira à noite, após as primeiras quatro classificativas, o lider é outro nórdico, mas norueguês: o jovem Mads Ostberg.

Sob neve a cair, o que dificulta as coisas, Ostberg, que corre na "secundária" Stobart, já tem uma vantagem de 25 segundos sobre os Ford oficiais de Mikko Hirvonen e Jati-Matti Latvala. Ostberg também benenficiou do acidente de Andersson, que capotou e perdeu tempo precioso, e tudo indica que o jovem piloto de 24 anos ainda poderá ganhar maior vantagem até ao final do dia.

Atrás de Ostberg e Hirvonen, vem o melhor dos Citroen, o de Petter Solberg. Mas o outro norueguês está a 45,6 segundos do lider e parece estar relativamente isolado na classificação, há que Jari-Matti Latvala tem um atraso de 1 minuto e 19 segundos. Quanto aos Citroen oficiais, após quatro classificativas, o atraso é surpreendente: Sebastien Ogier é oitavo, a 1 minuto e 35 segundos, enquanto que Sebastien Löeb é nono e tem 1 minutos e 46 segundos de atraso sobre o lider. E ambos foram superados por outro norueguês, Eyvind Brynildsen, que corre aos comandos de... um Skoda Fabia S2000.

Quanto a Kimi Raikonnen, está a ter tempos constantes e é agora o 11º da geral, muito à frente de Ken Block, que é o 17º. O rali prossegue durante a tarde.

Sem comentários: