Acabado o Rali da Alemanha, ficarão agora a faltar quatro provas para o final do campeonato do Mundo deste ano, mas parece que há um campeão quase anunciado, que é Sebastien Löeb. Contudo, também é sabido que no panorama atual de marcas - Citroen, Ford e Mini - outro construtor está a aparecer no horizonte num futuro próximo: a Volkswagen.
Desde maio que sabemos quando é que entrará em ação e qual vai ser a sua máquina, o Polo R. Mas sabemos também que os planos da marca de Wolfsburgo são muito ambiciosos: vencer o título de Construtores em 2015, dois anos depois da sua entrada a tempo inteiro no Mundial WRC de Ralis. E um exemplo dessas ambições é o anuncio da contratação no inicio desta semana de Willy Rampf, engenheiro que trabalhou durante muitos anos na equipa Sauber de Formula 1.
Contudo, a marca - que deverá investir perto de cem milhões de euros nesta aventura - continua á procura de um bom piloto para desenvolver a sua máquina ao longo da temporada de 2012, para poder logo lutar pela vitória em 2013. Mas a marca alemã quer que esse piloto - ou pilotos - fiquem pelo menos um ano sem competir a tempo inteiro, mais ocupado a desenvolver o modelo. Isso, por exemplo, foi um fator decisivo para que Sebastien Löeb, que por muito tentado estava para aceitar a sua proposta, no final perferiu ficar na Citroen por mais duas temporadas - e aturar o cada vez mais pertinente Sebastien Ogier - do que fazer uma "reforma ativa" a partir do ano que vêm.
Ora, como Löeb já disse que não irá para lá, outros quererão ir. Fala-se por estes dias em Sebastien Ogier, o companheiro de equipa de Löeb e recente vencedor do Rali da Alemanha, que está cada vez mais ambicioso e cada vez menos capaz de obedecer a ordens de equipa da marca francesa, causando um crescente mal-estar no seio da marca, e que está a levar a que Olivier Quesnel seja cada vez mais criticado pela sua falta de pulso nesta situação.
E por paragens finlandesas, fala-se que os dois pilotos da Ford, Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala, estão a falar com o pessoal de Wolfsburgo para ver se há algum lugar para eles, dado que o Ford Fiesta já deu o que tinha a dar. Timo Jourki, agente dos dois pilotos finlandeses, disse a uma TV local que existe essa possibilidade, já que o contrato de Hirvonen termina no final desta temporada, e o de Latvala acaba em 2012. Ambos são bons pilotos e provavelmente novos ares poderão fazer-lhes bem para os seus egos, já que na Ford, o sentimento de frustração é grande pelo fato de não conseguirem bater mais regularmente os Sebastiões da Citroen.
Provavelmente, a solução da marca alemã poderá passar por um destes dois, para além de Ogier. Também há Juho Hanninen, o atual lider do SWRC, mas a marca o olha como segundo piloto da equipa. Outra hipótese são alguns pilotos já reformados, como o estónio Markko Martin e o finlandês Marcus Gronholm, que não se importariam de sair da reforma para matar algumas saudades da competição. Contudo, neste momento são hipóteses muito rebuscadas. Os próximos tempos irão desvendar muitas das dúvidas que pairam no ar neste momento, mas até lá é só especulação.
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