terça-feira, 20 de dezembro de 2011

As últimas do WRC

A poucos dias do Natal - e a um mês do Rali de Monte Carlo, prova inaugural do Mundial - começa-se a definir os cenários do WRC para a próxima temporada. Nos últimos dias, confirmou-se a permanência da Ford, com a M-Sport, e com um novo companheiro de equipa para Jari-Matti Latvala: o norueguês Petter Solberg, campeão do mundo de 2003 e que desde 2009 que andava com a sua própria equipa.

No lado da Citroen, as novidades para 2012 são apenas meras confirmações de coisas que se vinham anunciando desde há algumas semanas. Já tinha falado na chegada do patrocinio do governo do Qatar à Citroen, e a chegada de Nasser Al-Attiyah como terceiro piloto da marca em 2012. Apesar de já ter 41 anos, o palmarés deste piloto é impressionante, e até sabe andar bem, pois ele venceu o último Dakar. Aliás, o qatari vai falhar a sua estreia em Monte Carlo porque estará... no Dakar, a defender o título conquistado com o monstruoso Hummer preparado por Robby Gordon.

E com a chegada dos "petrodólares" qataris, a Citroen irá reativar a sua Junior Team, contratando um bom piloto, a esperança belga Thierry Neuville, de 23 anos, e que correu no IRC em 2011, ao serviço da Peugeot Belgique, onde venceu dois ralis, na Córsega e em Sanremo. Eventualmente, com dois veteranos no plantel, Sebastien Löeb (37 anos) e Mikko Hirvonen, agora com 31, provavelmente estará a preparar a sucessão. Desde que não ganhe demasiadas asas como aconteceu a Sebastien Ogier...

Na Ford, para além das confirmações de Latvala e Solberg, tem também a noticia de que disponibilizará um terceiro carro para um bom piloto, ou para um "endinheirado". Em Monte Carlo, esse carro estará nas mãos de uma lenda dos ralis: Francois Delecour, 49 anos e um eterno apaixonado do "Monte" e que no ano passado, pegou num Peugeot 207 S2000 e mostrou que não tinha perdido o jeito, quando acabou no quinto lugar da edição centenária. Na maior parte das provas de 2012, esse carro estará nas mãos da esperança estónia Ott Tanak, que aos 24 anos, e ajudado por Markko Martin, já revelou ter estofo de campeão.

Se no caso da Volkswagen, as coisas estão mais ou menos definidas, com Sebastien Ogier como piloto principal e a promessa de que o Polo R WRC poder ser estreado lá mais para o final da temporada, caso os testes corram bem, nos lados da Mini, as coisas andam nebulosas. A Prodrive vê-se com dificuldades em duas frentes: primeiro, a BMW não lhe dá o Apoio que merecia ter pelo fato da marca estar totalmente virada para a sua estreia no DTM, marcada também para 2012. E segundo, não consegue arranjar um patrocinador de relevo para aliviar o seu orçamento, já de si esticado. Nos últimos dias falou-se da Red Bull, que poderia estar de saída da Citroen, mas até agora são especulações. E a sua inscrição oficial pode estar em perigo, pois o prazo para aparecer como M1, ou seja, pontuar em todo o campeonato, terminou ontem à noite e a marca de David Richards não confirmou a sua presença.

Neste momento, e pelo se que fala hoje em orgãos como o Autosport português, a Prodrive e a FIA estão a negociar uma espécie de excepção à Mini para que possa participar sem problemas e a tempo inteiro na temporada de 2012. E o próprio Richards, que depende na venda e preparação de Minis para privados um pouco por toda a Europa para fazer entrar dinheiro nos cofres da equipa, já disse que uma das hipóteses em cima da mesa é a contratação de um piloto pagante que alterne com Chris Meeke e Dani Sordo, os pilotos oficiais da marca.

E no lado de Armindo Araujo, as coisas não andam muito longe. Ele e a sua equipa, a Motorsport Itália, querem correr toda a temporada de 2012, e apesar de estar incluida na M2, que tem um prazo mais tardio, está à espera da luz verde de alguns patrocinadores para poder dizer que participará em todas as provas do Mundial. Pelo que se falae lê nos jornais especializados, todos os patrocinadores portugueses já confirmaram a sua presença em 2012, estando dependente da luz verde de um patrocinador estrangeiro para que possa começar a trabalhar afincadamente para o Monte Carlo 2012 com o seu Mini JCW WRC.

Portanto, eis como andam as coisas a poucos dias do Natal. O pelotão do WRC anda animado, e os próximos dias serão recheados de novidades, espera-se.  

Sem comentários: