sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Um título de Cavaleiro para John Surtees

Há algumas semanas, Peter Windsor entrevistou John Surtees para o seu programa "The Fifth Driver", onde disse que um dos seus maiores desejos era o de ver armado em Cavaleiro pela Rainha de Inglaterra, pelos seus serviços ao automobilismo, e pelo fato de ele ser o único piloto que alcançou títulos em duas e quatro rodas, com quatro títulos nas 500 cc e o título mundial de Formula 1 em 1964.

Surtees, atualmente com 77 anos, dispensa apresentações: correu primeiro em motos, onde venceu quatro títulos em 500 cc e mais três na classe de 350 cc. Em 1960, deu o salto para as quatro rodas, onde lá ficou durante toda essa década. Primeiro com um Lotus, depois com um Lola, os seus melhores resultados foram num Ferrari, onde venceu o titulo de 1964, e teve uma relação tumultuosa com o Commendatore.  Em 1966, saiu da Scuderia e vai para a Cooper, e no ano seguinte para a Honda, onde vence uma corrida em Monza. Em 1969, vai para a BRM, antes de em 1970 começar a construir os seus próprios chassis.

A aventura de Surtees como construtor dura até 1978, sem grandes resultados de relevo, mas por lá passaram pilotos como José Carlos Pace, Mike Hailwood, Tim Schenken, John Watson e Vittorio Brambilla, entre outros.

Após isso, Surtees afastou-se um pouco do automobilismo, voltando aos paddocks no final da década passada para acompanhar os progressos do seu filho Henry Surtees, que acabou por morrer num acidente de Formula 2 em Brands Hatch, em julho de 2009, quando tinha apenas 18 anos.

O link da petição está aqui, e o meu - e vosso - objetivo é o de alcançar o mais rápidamente possivel as dez mil assinaturas necessárias para que seja alcançado o objetivo: conceder o grau de Cavaleiro a esta lenda das pistas. E quem diz a ele, diz a todos os britânicos campeões do mundo ainda vivos.

Sem comentários: