domingo, 25 de dezembro de 2011

O bairro da Formula 1

É um desafio encontrar algo para escrever neste dia de Natal, mas não demorei muito para descobrir assunto para escrever. Estra noticia descobri-a há uns dias, sobre o bairro brasileiro que tem o nome de coisas relativas á Formula 1. A noticia, do jornal Estado de São Paulo, fala de um bairro de Santo André onde os habitantes locais decidiram, algures em 1994, e no "calor" dos eventos que rodearam a morte de Ayrton Senna, batizar as ruas com motivos que tinham a ver com a categoria máxima do automobilismo.

Há uma "rua Prost", uma "rua Tamburello", uma "rua Monza", uma "rua Toleman" ou uma "rua Copersucar". O conjunto habitacional esta a ser feito nessa altura, e em vez das ruas terem nomes de politicos locais, a coisa ficou assim devido à vontade dos que moravam lá. Pintaram murais de Senna e escreviam esses nomes nas esquinas. A perfeitura anuiu a vontade popular, mas aprnas alguns anos mais tarde, em 2003. E o conjunto habitacional tem o nome de Ayrton Senna, como muita coisa que existe no Brasil, especialmente em São Paulo e arredores.

Aqui em Portugal, já vos digo, não há esse tipo de hábitos. Nem em termos das ruas terem um "batismo popular" ou que coloquem nomes de pilotos. Talvez haja uma ou outra rua, mas a unica referência que conheço é a da Quinta do Lago (porque ele tinha uma casa), mas ver bairros inteiros, algures no Brasil, onde há ruas com nomes de pilotos que provavelmente nunca viram mais gordos ou que esqueceram há imenso tempo, parece-me ser mais uma forma do povo em homenagear a modalidade que os fez acordar cedo da cama, apesar de na maior parte das vezes era para ver brasileiro vencer.

Quando for a nossa vez, vai ser assim? Gostava que não fosse, mas pelo que vejo em Espanha com o Fernando Alonso... não posso ter ilusões.

1 comentário:

Unknown disse...

Muito interessante! Nem sabia que esse conjunto residencial existia... Mas aqui por perto de casa a maioria das ruas tem nome de paises e estados...