quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Noticias: Ouninpohja regressa ao Rali da Finlândia



A noticia é de ontem, e é mais um sinal de que a FIA quer recuperar a essência que os ralis tinham em meados dos anos 80 e inicio dos anos 90: a organização do Rali da Finlândia anunciou que a sua "Power Stage" - a tal classificativa final onde se dão pontos extra aos três primeiros - será na mítica classificativa da Ouninpohja, que faz um regresso desde 2006, creio eu.

Uma classificativa de saltos atrás de saltos, onde é preciso muito sangue frio para os pilotos para travar sem perder a velocidade, e curvar sem ter de sair fora de estrada, pois um erro, o menor que seja, é a morte do artista. Tanto mais que devido à sua velocidade, foi retirada do "road map" do rali finlandês.

Com o regresso do Rali de Monte Carlo ao calendário, e também o regresso de parte da classificativa Fafe-Lameirinha, como exibição para o Rali de Portugal, aos poucos, parece que a FIA e a sua Comissão para os Ralis, que está nas mãos da sábia Michele Mouton, parece querer recuperar a essência. Só falta resolver os problemas com as transmissões televisivas e provavelmente a partir do ano que vêm, poderemos ver o regresso a um passado não muito distante, mas do qual muitos dos mais velhos tem saudades.

E enquanto que lêm a noticia, deixo-vos de novo com o video do Antti Kalhola sobre essa mítiuca classificativa para os amantes do rali. E também podem ir ao Col de Turini, do Márcio Kohara, para verem um video da Puma, a fazer publicidade a uma linha de casacos com o nome da dita.

Sem comentários: