terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Não posso esquecer de ti, Ronnie Peterson

Hoje reparei que o teu ex-companheiro de equipa, Mário Andretti, não se esqueceu de ti, e colocou uma foto tua no Twitter. Ahhh... não sabes o que é o Twitter? Pois, vivemos agora num mundo diferente do teu, onde a tecnologia domina, onde todos nós temos um computador no bolso, e onde podemos falar ao telefone onde quisermos, mandar mensagens, etc... irias ficar espantado, se por alguma arte mágica voltasses cá hoje e reparasses a nossa vida quotidiana.

Iria parecer magia, da mesma forma que fazias nas pistas. Querias ser rápido e divertias-te na pista, com aqueles "slides". Hoje em dia, provavelmente o teu mundo iria ser o "drift", onde o pessoal pega num carro e faria curvas como se fosse patinagem artistica, e isso seria avaliado por um juri, que daria notas. Acho que irias adorar.

Hoje em dia, que já te foste e a nova geração só te pode ver através de fotografias e filmes, fica maravilhado pela forma como fazias as curvas. Eram fora do vulgar, e não perdias a velocidade, pelo contrário, parecia que era esse o segredo do teu sucesso, das tuas vitórias. Não posso esquecer de ti, Ronnie Peterson, pelo facto de os anos 70 serem agora vistos como uma era de ouro, onde qualquer um se arriscava a ser campeão do mundo, onde os melhores se podiam mostrar, onde havia liberdade para desenhar um carro. Trabalhaste com génios, mas podias ter tido mais paciência com o Colin Chapman, porque se não fosse assim, talvez o campeonato de 1978 poderia ter sido teu, pois ele te daria estatuto de primeiro piloto.

Mas isso são muitos "ses", caro Ronnie. O destino quis assim, e acho que fizeste o teu melhor para que conseguisses o teu lugar na historia da Formula 1. Lutaste muito para teres a tua primeira vitória na Formula 1, e conseguiste. Lembro-me de ver uma reportagem tua na Suécia, em 1973, e ver a tua cara de ligeira melancolia ao ver escapar a tua vitória, a vitória que querias tanto ter em casa, superado pelo McLaren do veterano Dennis Hulme, e todos serem simpáticos para ti, pois já te admiravam o teu estilo de condução e torciam para que tu vencesses. Quando ganhaste na corrida seguinte, em Paul Ricard, muitos celebraram esse momento, merecidamente.

Eu não posso esquecer de ti, Ronnie Peterson. Mesmo que na tua Orebro natal sejas aos poucos esquecido, primeiro quando fecharam o museu dedicado a ti, e agora, quando me disseram que a tua estátua estava num canto, porque a zona estava agora em construção, para erguerem um bairro, com prédios bonitos e ecológicamente corretos. Desejo que seja temporário, e que coloquem de volta onde merecidamente pertences. Acho que seria assassino se os teus compatriotas te esquecessem e aquilo que fizeste pelo automobilismo do teu pais e do mundo.

Caro Ronnie, hoje por aqui é o Dia de São Valentim. Espero que onde quer que estejas, esteja em que dimensão, tu a Barbro comemorem este dia da melhor maneira que puderem. Nós por aqui iremos sempre lembrar de ti.

Abraços Ronnie, e até qualquer dia.

P.S: O Twitter, caro Ronnie, é uma ferramenta de "microblogging" onde tens 140 caracteres para escrever uma frase e comunicar ao resto do mundo o teu estado de espírito pela Internet. Ah, não sabes o que é a Net? Pois, esqueci dessa parte...

Sem comentários: