sexta-feira, 13 de julho de 2012

GP Memória - Grã-Bretanha 1997

Quinze dias depois de Michael Schumacher ter vencido em Magny-Cours, máquinas e pilotos deslocavam-se para Silverstone no sentido de correr por lá o GP da Grã-Bretanha. Com o piloto da Ferrari a "fugir" na classificação geral, pois tinha aogra uma vantagem de 14 pontos sobre Jacques Villeneuve, a Williams tinha de reagir, se não queria que a decisão do campeonato fosse resolvida demasiado cedo e desfavorável às suas contas.

Sem alterações na lista de pilotos, a sessão de qualificação acabou com os Williams na primeira fila da grelha de partida. Jacques Villeneuve foi melhor do que Heinz-Harald Frentzen, enquanto que na segunda fila, Mika Hakkinen foi o terceiro no seu McLaren, melhor do que Michael Schumacher, que foi o quarto. O seu irmão Ralf Schumacher foi o quinto na grelha, seguido do segundo McLaren-Mercedes de David Coulthard. Eddie Irvine, no segundo Ferrari, era o sétimo, seguido pelo Benetton de Alexander Wurz. A fechar o "top ten" ficaram o Sauber de Johnny Herbert e o segundo Jordan de Giancarlo Fisichella.

Debaixo de sol, a corrida começou com atraso. E para Heinz-Harald Frentzen, foi o inicio do desastre, pois ficara parado segundos antes de começar a corrida, forçando esta a ser abortada. Quando recomeçou, o alemão teve de partir do último posto da grelha, e na tentativa de passaar o máximo numer de carros possivel, tocou em Jos Verstappen e acabou por abandonar.

Na frente, Jacques Villeneuve teve de aguentar os ataques de Micheal Schumacher, que aproveitou o buraco causado por Frentzen, mas um toque no muro das boxes por parte de Ukyo Katayama fez com que o carro ficasse no meio da pista. Inevitavelmente, o Safety Car foi chamado, para que se pudesse retirar com segurança o Minardi do piloto japonês.

A corrida recomeçou na quarta volta, com Villeneuve e Schumacher a afastarem-se de Coulthard, que sendo mais lento do que o resto do pelotão, conseguia abrir uma diferença para o resto. As coisas andaram assim até à volta 20, altura em que Schumacher parou, voltando no segundo lugar, pois a diferença que Coulthard tinha aberto era o suficiente para tal, para desespero de Mika Hakkinen, o quarto classificado.

Na volta seguinte, foi a vez de Villeneuve parar, mas este se revelou um desastre. Uma das porcas não foi devidamente ajustada e o canadiano perdeu quase meio minuto, caindo para o sétimo posto, deixando o piloto alemão numa liderança confortável. Se as coisas acabassem assim, o campeonato estava quase decidido a favor do alemão...

Mas Villeneuve não desistiu e partiu ao ataque. Como Coulthard tinha herdado o segundo posto, cedo o canadiano se juntou a eles. E para melhorar as coisas, a sorte estava a seu lado: na volta 36, começou a sair fumo brande de uma das rodas do carro do piloto alemão. Uma volta depois, revelou-se a razão: um cubo de roda defeituoso, e o piloto da Ferrari viu-se obrigado a abandonar.

Com os Benetton a parar apenas uma vez - e com resultados no final - o lider era agora Mika Hakkinen, que conseguira livrar-se de David Coulthard e parecia que estava a caminho da sua primeira vitória. Mas Villeneuve estava a apanhá-lo, ao ritmo de um segundo por volta. A dez voltas do fim, Villeneuve estava atrás de Hakkinen, mas ultrapassá-lo iria ser outra saga.

E é nessa altura que a sorte ajuda-o mais uma vez: a sete voltas do fim, o motor Mercedes explode e o finlandês, visivelmente frustrado, encosta o seu carro e volta a pé às boxes, vendo que a sua vitória iria cair nas mãos de Villeneuve, que iria conseguir reduzir a diferença para Michael Schumacher. Atrás, outro golpe de teatro iria causar consequências na classificação, quando a duas voltas do fim, o motor Mugen-Honda do Prost de Shinji Nakano explode, dando o sexto lugar ao Arrows de Damon Hill, que por fim iria pontuar naquela temporada.

No final, Jacques Villeneuve vencia a corrida e conseguia reduzir para quatro pontos a desvantagem que tinha para Michael Schumacher. Jean Alesi era o segundo, no seu Benetton, recompensando uma grande corrida, enquanto que Alexander Wurz era o terceiro, conseguindo assim o seu primeiro pódio da sua carreira. Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o McLaren de David Coulthard, o Jordan de Ralf Schumacher e o Arrows de Damon Hill, feliz por conquistar os seus primeiros pontos do ano.

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