Sebastien Ogier conseguiu esta tarde duas triplas em Portugal. Conseguiu aqui a sua terceira vitória consecutiva no campeonato deste ano, colocando-se cada vez mais como o comandante e no claro favorito ao título mundial, e ganhou aqui pela terceira vez na sua carreira, somando agora dez vitórias no seu currículo como piloto. Tudo isto apesar de afirmar não estar em forma, e com os problemas que começou a ter no inicio deste dia em paragens portuguesas.
O último dia deste Rali de Portugal começou com os carros da marca alemã com problemas, especialmente com Jari-Matti Latvala a perder o segundo lugar a favor do seu compatriota Mikko Hirvonen, numa altura em que, regressado do "Rally2", Mads Ostberg era o melhor na primeira classificativa do dia. Verificou-se depois que Ogier tinha problemas de embraiagem, enquanto que Latvala tinha problemas com a transmissão, prejudicando a tração do seu carro, que por vezes o fazia em apenas duas rodas. Contudo, Ogier conseguiu resolver os seus problemas, enquanto que Latvala se arrastava no terceiro lugar, pois Hirvonen nada tinha, e tentava aproximar-se do piloto francês.
Contudo, quando os pilotos iam para a "Power Stage", a classificativa de 52 quilómetros de Almodovar, Ogier tinha o controlo da situação, e acabou por vencê-la, na frente de Mads Ostberg e Jari-Matti Latvala. No final, o piloto francês estava feliz por levar o carro ao fim: “Foi um pequeno milagre”, disse à RTP. Quanto a Ostberg, o piloto norueguês, o bom terceiro dia, os dois pontos do segundo lugar na Power Stage e o oitavo lugar final foram fracos prémios de consolo para o seu andamento, devido ao despiste que teve no primeiro dia, e que o impediu de lutar pela vitória, que o alcançou no ano passado.
Já Mikko Hirvonen, apesar do quarto lugar na Power Stage, o segundo lugar final e a interferência na possivel dobradinha da marca alemã permitiu-lhe sacar mais pontos à Volkswagen na luta pelos Construtores, e consolidar o seu segundo lugar no campeonato, apesar de estar cada vez mais longe de Ogier. Já Jari-Matti Latvala, apesar de todas as dificuldades, conseguiu levar o seu carro até ao fim, e no lugar mais baixo do pódio, a primeira vez desde que chegou à marca alemã. No final, o piloto finlandês espera que com uma nova transmissão no seu carro, esperava alcançar melhores resultados na Argentina.
Com Evgueny Novikov e Nasser Al-Attiyah no quarto e quinto lugares, fazendo a prova suficiente para levar os carros ao fim sem esforço, Andreas Mikkelsen conseguiu os seus primeiros pontos do ano com o sexto lugar, no terceiro Volkswagen oficial. No final, o piloto norueguês foi dizendo que tem muito para evoluir, e o seu objectivo, a partir desta prova, passa por se aproximar do andamento dos homens do pelotão do meio. "É cedo para voos mais altos", acabou por afirmar.
O Ford de Martin Prokop foi o sétimo, na frente de Mads Ostberg, enquanto que a fechar os lugares pontuáveis ficaram o árabe Khalid al-Qassimi e o finlandês Esapekka Lappi, o melhor no WRC2.
O Mundial de Ralis prossegue na Argentina, entre os dias 3 e 5 de maio.
1 comentário:
São imagens que não cabem na imprensa mas que marcam o grande rali que é o de Portugal.
Abraço
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