A manhã inaugural do Mundial de WRC de 2014, nos Alpes franceses, começou com neve e com os pilotos a fazerem escolhas criticas em termos de pneus, que fizeram baralhar a classificação geral. E também já causaram acidentes que colcoaram alguns dos principais candidatos fora de prova, especialmente Thierry Neuville, que logo na primeira especial, perdeu o controlo do seu Hyundai, bateu num poste e danificou o seu i20 WRC.
“Foi muito simples, entrámos demasiado depressa numa direita, e perdemos a frente do carro. Entrámos em pião e batemos”, revelou o belga.
Um resultado que um desiludido Alain Penasse, diretor desportivo da Hyundai Motorsport, não contava ter tão cedo: “Ficou acordado que ele iria fazer um arranque calmo, pois sabíamos que as condições do troço eram difíceis. Se olharmos para os tempos intermédios, verificamos que o Thierry estava 4.5 segundos mais rápido que o Ogier, o que é muito. Penso que ele entrou demasiado forte, não levando em consideração as condições do piso naquele momento, que como se sabem no Monte Carlo são muito traiçoeiras", referiu.
Com as condições de tempo, o grande beneficiado foi... Robert Kubica! O piloto polaco, que no inicio do mês venceu um Jannerrally, na Austria, como preparação para o Monte Carlo, decidiu arriscar nas condições do asfalto e acabou como vencedor da especial de abertura, acompanhado pelo local Bryan Bouffier, que conhece muito bem as classificativas deste rali - venceu-o em 2011.
Kubica esteve na frente nas duas primeiras especiais, mas na terceira, Bouffier passou para a frente, enquanto que o polaco caia para o quarto posto, sendo superado por Sebastien Ogier (que tocou num muro e perdeu tempo) e Dani Sordo, no segundo Hyundai.
Kubica esteve na frente nas duas primeiras especiais, mas na terceira, Bouffier passou para a frente, enquanto que o polaco caia para o quarto posto, sendo superado por Sebastien Ogier (que tocou num muro e perdeu tempo) e Dani Sordo, no segundo Hyundai.
Pela tarde, Bouffier - que corre com um carro privado - conseguiu controlar os pilotos de fábrica, enquanto que Sordo ficava pelo caminho, quando num dos troços de ligação, a bateria do seu carro simplesmente se foi abaixo. Com isso, Kubica subiu ao segundo posto, atrás do Citroen de Kris Meeke, mas ao longo da tarde, ambos os pilotos andaram a trocar de posições, especialmente depois do polaco ter adoptado um ritmo cauteloso, porque chegou a andar em pisos de neve... com pneus "slicks"! No final, ambos estão separados por 0,7 segundos, mas estão a ficar longe de Bouffier, que já têm 38,7 segundos de avanço no final deste primeiro dia.
Sebastien Ogier andou em recuperação depois do seu toque no muro, ainda na primeira classificativa. O piloto da Volkswagen tentou fazer as melhores escolhas possiveis com os jogos de pneus que tinha à sua disposição, mas no final, perdeu já 47,3 segundos para o líder do rali.
Mads Ostberg é o quinto, mas já sofreu um pouco neste rali, quando sofreu um pião na classificativa inicial, devido à má escolha na "lotaria dos pneus". Apesar de tudo, manteve-se na estrada e agora é o quinto, mas está a um minuto e 20 segundos do líder e têm atrás de si o galês Elfyn Evans, que apesar da sua juventude, está a fazer um excelente rali com o Fiesta oficial.
Quem já está muito atrasado é Jari-Matti Latvala, o sétimo classificado e a mais de dois minutos e vinte segundos, na frente do seu compatriota Mikko Hirvonen. Mas o atraso de Latvala é explicado pela opção errada dos pneus na primeira classificativa e por uma toada bem mais cautelosa a partir dali. Pela tarde, acelerou o ritmo e venceu a quarta especial, estando agora em franca recuperação. A fechar o "top ten" estão o terceiro Volkswagen de Anders Mikkelsen e o Ford Fiesta S2000 do suiço Oilvier Burri.
Amanhã, o Monte Carlo tem mais um dia complicado com especiais longas e previsão de mais neve nos troços.
Sebastien Ogier andou em recuperação depois do seu toque no muro, ainda na primeira classificativa. O piloto da Volkswagen tentou fazer as melhores escolhas possiveis com os jogos de pneus que tinha à sua disposição, mas no final, perdeu já 47,3 segundos para o líder do rali.
Mads Ostberg é o quinto, mas já sofreu um pouco neste rali, quando sofreu um pião na classificativa inicial, devido à má escolha na "lotaria dos pneus". Apesar de tudo, manteve-se na estrada e agora é o quinto, mas está a um minuto e 20 segundos do líder e têm atrás de si o galês Elfyn Evans, que apesar da sua juventude, está a fazer um excelente rali com o Fiesta oficial.
Quem já está muito atrasado é Jari-Matti Latvala, o sétimo classificado e a mais de dois minutos e vinte segundos, na frente do seu compatriota Mikko Hirvonen. Mas o atraso de Latvala é explicado pela opção errada dos pneus na primeira classificativa e por uma toada bem mais cautelosa a partir dali. Pela tarde, acelerou o ritmo e venceu a quarta especial, estando agora em franca recuperação. A fechar o "top ten" estão o terceiro Volkswagen de Anders Mikkelsen e o Ford Fiesta S2000 do suiço Oilvier Burri.
Amanhã, o Monte Carlo tem mais um dia complicado com especiais longas e previsão de mais neve nos troços.
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