sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - Etapa 10 (Antofagasta - El Salvador)

Falta pouco para o final do Dakar, e hoje, na etapa que ligou as cidades chilenas de Antofagasta a El Salvador, 605 quilómetros de troços cronometrados ao todo. Mas o assunto do dia foi a decisão da Mini de conceder a vitória a Nani Roma, depois da aproximação de Stephane Peterhansel nos últimos dias ter reduzido a diferença de uma hora para menos de dois minutos.

Nas motos, as coisas são mais pacificas, com Marc Coma a confirmar cada vez mais a sua liderança, vencendo na etapa e a melhorar a sua liderança. Hoje obteve a sua terceira vitória em etapas, ficando a mais de dois minutos e 51 segundos de diferença sobre Cyril Després. Olivier Pain foi o terceiro, a seis minutos e 36 segundos e superando Joan Barreda Bort, que perdeu oito minutos e 33 segundos sobre Coma e acabou no quinto posto. Hélder Rodrigues foi sexto na etapa, a nove minutos e 23 segundos de Coma, e em termos de classificação geral, têm Cyril Després ao seu lado (três segundos apenas!) e prestes a tomar o quinto posto da geral.

Mas o piloto português justificou esta tirada cautelosa devido a uma racha no depósito da sua Honda: “Esta era uma etapa em que apostava em fazer um bom resultado e ganhar terreno aos meus adversários, mas ao km 100 o tanque do lado esquerdo rompeu-se. Tentei reparar primeiro na pista e depois no reabastecimento, mas acabei por ser forçado a gerir o meu andamento numa etapa de mais de 600 quilómetros. Foi um dia difícil, mas não vou baixar os braços e amanhã vou de novo partir com vontade de atacar”.

Assim sendo, na geral, Marc Coma têm um avanço de 53 minutos sobre Barreda Bort, enquanto que Jordi Villadoms é o terceiro, a duas horas e oito minutos. Olivier Pain é o quarto, mas está a apenas nove minutos de Hélder Rodrigues e Cyril Després, logo, o luger pode não estar assegurado.

Nos automóveis, a Mini decidiu, está decidido: será Nani Roma o vencedor do Dakar, apesar da recuperação épica de Stephane Peterhansel ter chegado perigosamente perto do piloto espanhol. Mas o "manager" da Mini, Sven Quandt, decidiu que não haveria mudanças na liderança até Santiago do Chile. Já se esperava isso desde que ontem à tarde chegou a noticia de que Peterhansel se tinha reunido com a direção e tinha saido de lá com cara de "poucos amigos". 

Assim, na etapa, o vencedor foi o argentino Orlando Terranova, com dez minutos de vantagem sobre Nani Roma. O argentino andou toda a etapa à luta com o Mini de Nasser Al Attiyah, mas na parte final, o qatari teve um furo e acabou a etapa a 21 minutos do argentino, mas com os aros das rodas a descoberto...

Giniel de Villiers foi o terceiro, a quatro minutos e 38 segundos do vencedor, enquanto que a cerca de um minuto e meio depois, apareceu Stephane Peterhansel. 

Na geral, está tudo decidido: Roma é o vencedor, Peterhansel é o segundo, enquanto que Nasser al Attiyah é o terceiro, a mais de 55 minutos da liderança, ameaçado agora por Orlando Terranova, que não está muito longe.

Amanhã, o Dakar sai de El Salvador para chegar a La Serena, no Chile, com 350 quilómetros cronometrados.

Sem comentários: