sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Dakar 2014 - Etapa 11 (El Salvador - La Serena)

A etapa de hoje do Dakar, entre El Salvador e La Serena, em paragens chilenas, causou mossa... e polémica entre os automóveis, pois parece que Stephane Peterhansel mandou as ordens de equipa para o ar e decidiu partir para o ataque, vencendo a etapa e retirando a liderança a Nani Roma, seu companheiro da Mini. Como dizem os brasileiros, "ele chutou o balde". Resultado final: a diferença entre os dois primeiros é de... 26 segundos, o que é milimétrico em termos de um "rally-raid" enorme como é o Dakar.

Veremos como vai ser amanhã, mas parece que o francês de 48 anos poderá ter mandado as ordens para o ar porque em 2015 vai para outro lado. Murmura-se a palavra "Peugeot" no "bivouac" do Dakar...

Na etapa, vencida por ele, conseguiu abrir uma vantagem de cinco munitos e 58 segundos para Roma, mas este último não foi o segundo classificado. Esse lugar foi para Nasser al Attiyah, que acabou a etapa a três minutos e 36 segundos atrás de Peterhansel. O quarto foi Giniel de Villiers, a menos de cinco minutos de Nani Roma.

A geral, com os dois primeiros, Nasser Al Attiyah acompanha-os no pódio, mas a mais de 54 minutos. Giniel de Villers é o quarto, a uma hora e 21 minutos da liderança.

Nas motos, o dia foi para Cyril Després, onde Joan Barreda Bort, segundo classificado à entrada desta etapa, sofreu um acidente e destruiu a sua moto. Acabou a etapa, mas o atraso foi de mais de duas horas sobre o vencedor, caindo para o sétimo posto da classificação geral. Apesar da vitória na etapa, Després trocou o motor, perdendo 15 minutos devido à penalização, mas isso não o impediu de subir de sexto para o quarto posto da geral, pois ultrapassou Hélder Rodrigues, que foi quarto na etapa.

Quanto a Marc Coma, conseguiu controlar Després e acabou dois minutos atrás dele, sendo o segundo na etapa. Olivier Pain completou o pódio.

Na geral, Coma têm um avanço de quase... duas horas sobre Jordi Villadoms, enquanto que Olivier Pain é o terceiro, a duas horas e dez segundos, quatro minutos na frente de Cyril Després e dez sobre Hélder Rodrigues.

Amanhã, a caravana do Dakar sai de La Serena e vai para Valparaiso, a última etapa cronometrada deste rali, antes da consagração em Santiago do Chile. 

Sem comentários: