Depois da Audi ter apresentado as novas cores do seu R18 e-Tron, e da Porsche ter mostrado o seu 919 Hybrid, hoje foi a vez da Toyota ter mostrado o seu novo bólido para a nova temporada da Endurance. Batizado de TS040, a nova máquina pretende bater os alemães, quer no Mundial de Endurance, quer nas 24 Horas de Le Mans.
Este híbrido da classe LMP1 - cuja largura foi reduzida para 1900 milímetros devido aos novos regulamentos - tem uma potência combinada de... mil cavalos, graças à combinação de um motor V8 de 3,7 litros, com 520 cavalos de potência, com um sistema híbrido ligado às quatro rodas, com dois geradores (um da Aislin, outro da Denso) acopolados aos travões, que acumulam energia de travagem, que pode ser transformada em aceleração. Só o lado híbrido contribui com 480 cavalos de potência, a uma capacidade máxima de seis megajoules, o que dá uma combinação de 48-52 a favor do motor. A marca japonesa espera que a eficiência do combustível aumente em 25 por cento em relação ao modelo anterior.
“Novos regulamentos sempre criam desafios e o mais óbvio para este ano foi mudar tantas coisas ao mesmo tempo, com mudanças significativas em termos de chassis e motor”, explicou o diretor da Toyota Racing, Pascal Vasselon.
Essa explicação é reforçada com as declarações de Hisatake Murata, o chefe de desenvolvimento desportivo da marca: “Nós consideramos usar a maior capacidade híbrida, mas fechamos no máximo de 6MJ [megajoules] de recuperação de energia cinética. A carga máxima teve um efeito negativo sobre o tempo de volta, devido ao aumento de peso”, explicou.
Quanto a pilotos, não haverão alterações: o austríaco Alexander Wurz, o japonês Kazuki Nakajima e o francês Stephane Sarrazin guiarão o carro numero 7, enquanto que outro francês, Nicolas Lapierre, mais o suiço Sebastien Buemi e o britânico Anthony Davidson.
A máquina estará amanhã em Paul Ricard, para os testes colectivos da categoria.
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