Depois de algumas semanas de especulação, a Peugeot anunciou hoje que irá regressar ao Dakar a partir da temporada de 2015, com três pilotos a seu lado: o espanhol Carlos Sainz e os franceses Stephane Peterhansel e Cyril Després, que aos 39 anos de idade, decide trocas as duas pelas quatro rodas. O modelo será o 2008 DKR, baseado no Peugeot 208.
“Inevitavelmente, a decisão lembra um período particularmente bem sucedido na historia da equipe francesa, que deixou uma marca indelével no Dakar ao vencer a lendária competição por quatro anos, de 1987 a 1990, primeiro com o 205 T16 Grand Raid, depois com o igualmente icônico 405 T16 Grand Raid”, disse a Peugeot no seu comunicado oficial.
O regresso acontecerá depois de 25 anos de ausência da mítica prova de todo o terreno, depois de ter começado a participar de forma oficial em 1987, com o modelo 205, baseado no usado nos ralis. Com pilotos como os finlandeses Ari Vatanen e Juha Kankkunen ao volante, a equipa venceu logo de inicio, e lá ficou até 1989, sendo vencedora em todas as edições em que participou.
Calos Sainz, o veterano dos ralis e vencedor do Dakar em 2010 - mas nunca correu com eles no seu tempo do WRC - comentou sobre o convite para correr pela marca do leão: “No passado, eu muitas vezes competi contra a Peugeot e eu sei que são muito apaixonados pelo automobilismo. Também sei que quando eles decidem um programa, eles dão tudo por tudo. Levando em conta o quanto eu amo o Dakar, foi muito difícil resistir quando eles me chamaram para fazer parte da equipa deles”, comentou.
Já Cyril Després afirma que a mudança das duas para as quatro rodas foi um processo natural, que surgiu de fomra séria após a realização do último Dakar, em janeiro. “Quando você faz o Dakar de moto, você pode passar 10 horas por dia sozinho, então você tem muito tempo para refletir sobre as coisas”, começou por comentar.
“De fato, essa ideia surgiu durante o Dakar em janeiro, aí a Peugeot apareceu com essa oportunidade incrível. Pesei os prós e contras, [e isto] é um sonho se tornando realidade e o início de uma nova vida”, completou.
O novo carro deverá entrar imediatamente em testes, nas dunas de Marrocos, e a marca prevê que participará em alguns rally-raids ainda este ano, antes de se estrear no Dakar de 2015.
Calos Sainz, o veterano dos ralis e vencedor do Dakar em 2010 - mas nunca correu com eles no seu tempo do WRC - comentou sobre o convite para correr pela marca do leão: “No passado, eu muitas vezes competi contra a Peugeot e eu sei que são muito apaixonados pelo automobilismo. Também sei que quando eles decidem um programa, eles dão tudo por tudo. Levando em conta o quanto eu amo o Dakar, foi muito difícil resistir quando eles me chamaram para fazer parte da equipa deles”, comentou.
Já Cyril Després afirma que a mudança das duas para as quatro rodas foi um processo natural, que surgiu de fomra séria após a realização do último Dakar, em janeiro. “Quando você faz o Dakar de moto, você pode passar 10 horas por dia sozinho, então você tem muito tempo para refletir sobre as coisas”, começou por comentar.
“De fato, essa ideia surgiu durante o Dakar em janeiro, aí a Peugeot apareceu com essa oportunidade incrível. Pesei os prós e contras, [e isto] é um sonho se tornando realidade e o início de uma nova vida”, completou.
O novo carro deverá entrar imediatamente em testes, nas dunas de Marrocos, e a marca prevê que participará em alguns rally-raids ainda este ano, antes de se estrear no Dakar de 2015.
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