Os maus tempos da McLaren nestes dois dias de testes poderão ser vistos por muitas perspectivas, mas a mais lógica têm a ver com os problemas de juventude de muitos dos sistemas do carro. Mais do que terem um mau bólido, é o carro ainda não ter demonstrado todo o seu potencial. Ontem, Fernando Alonso não deu mais do que seis voltas devido a problemas na sua unidade eletrónica de transmissão, que continuaram hoje, agora com Jenson Button ao volante.
A equipa espera ter reparado os problemas, mas não puderam fazer muito mais porque hoje... a chuva esteve presente na pista, colocando os tempos bem mais abaixo do normal. "Descobrimos as razões e estivemos o tempo todo à volta dele. Dai teros sido cautelosos no molhado. Espero que os dias 3 e 4 sejam mais produtivos", disse Button esta tarde.
No mesmo diapasão alinha Ron Dennis, o patrão da equipa: "Algumas das tecnologias que foram introduzidas para este carro não existiam antes", revelou Dennis à Autosport britânica. "Obviamente que andar em áreas que nunca foram exploradas antes carrega um grande grau de risco, o que nós pensamos que conseguimos lidar. Estes problemas que vivemos são realmente decorrentes do intenso pacote tecnológico que existe dentro do motor - mas é por isso que fazemos estes testes", concluiu.
De facto, muito deste carro é totalmente novo, e por testar. Os tempos que fizeram podem ser assustadores, e provavelmente, perderam dois dias preciosos de testes em Jerez, mas terão mais chances de andar com o carro quer aí, quer em Barcelona, a meio do mês. Só ali é que veremos as reais potencialidades desse carro com motor Honda, e se as expectativas serão cumpridas.
Mais uma vez, a palavra a Ron Dennis: "Tomamos alguns riscos calculados? Sim. Estes referem-se a tecnologias dos quais somos os primeiros a implantar, e vamos trabalhar duro para obter as vantagens de desempenho [para a concorrência]", concluiu.
Os próximos dias serão interessantes.
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