Esta vi há uns dois dias no Flatout. A história têm a ver com a estreia do Audi 200 na primeira corrida da temporada de 1988 da Trans-Am americana, numa temporada onde acabou por dominar o campeonato, com os pilotos Hurley Haywood e os alemães Hans-Joachim Stuck e Walter Rohrl.
Claro que, com essa brincadeira, as construtoras americanas, como a Dodge, Pontiac, Ford e outros, decidiram arranjar maneira de os banir na temporada seguinte, e modificaram os regulamentos com o propósito de "nacionalizar" os componentes do carro, inviabilizando a chance de marcas estrangeiras de correr por ali, se não colocassem os seus chassis em preparadoras americanas. Claro, a Audi não se importou, pois tinha conseguido o que queria.
Mas a corrida em si demonstra um ponto alto da categoria. Naqueles dias, pessoal que corria na NASCAR, CART ou outras categorias poderia aparecer ali. E a grelha era bem colorida: tens Scott Pruett (que mais tarde conseguiu uma carreira bem razoável na CART e foi multiplo vencedor em Daytona), tens Paul Gentilozzi (fundador da Rocketsports que deu cartas na CART, Indycar e NASCAR) tens mulheres-piloto como Lyn St. James... e o ator Paul Newman, que corre aqui num Nissan 200SX e nesta corrida é protagonista de uma manobra arriscada que não resulta. E falamos de 1988, altura em que ele já tinha... 63 anos.
Contudo, a corrida é marcada pela tragédia, com a morte de Dan Croft, que aos 47 anos, tornara-se na (ate agora) a unica morte na história do circuito de Long Beach. O acidente foi bem foete, pois bateu por duas vezes nos muros de proteção. Por causa disso, a corrida ficou interrompida por uma hora.
A corrida foi transmitida pela ESPN, e podem ver aqui na integra.
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