quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

As expectativas da Hyundai na Suécia

Nas vésperas do Rali da Suécia, a Hyundai decidiu falar sobre as suas expectativas em relação à prova nórdica, já que vai alinhar com três carros, para o belga Thierry Neuville, o neozelandês Hayden Paddon e o holandês Kevin Abbring, para compensar a ausência de Dani Sordo, que sofreu um acidente de bicicleta na semana passada e fraturou duas costelas, ficando em casa a recuperar.

Para Michel Nandan, o diretor desportivo da marca coreana, este é um rali dificil de se fazer, dada a superfície nevada e com gelo, a altura do ano e o "handicap" da pouca experiência que os pilotos têm, em contraste com os pilotos locais. “Estamos muito contentes por contar com três Hyundai i20 WRC apesar da alteração no alinhamento de pilotos devido ao acidente do Dani Sordo. Ele vai saltar esta prova para que possa recuperar a tempo do Rali do México, e em nome de toda a equipa e dos pilotos, quero desejar-lhe as rápidas melhoras”, começou por afirmar.

O Rali da Suécia foi um dos testes mais difíceis para a nossa jovem equipa, no ano passado. Aprendemos bastante durante o decorrer do evento e iremos colocar essa experiência em prática este anoNa parte técnica, tivemos que preparar o Hyundai i20 WRC para competir em condições de frio extremo. Fizemos um teste de preparação em dezembro (ndr. de quatro dias) e dois dias na semana passada”, continuou.

Quanto ao rali em si, está ansioso pelo seu inicio: “Desde os ‘infames’ bancos de neve, às temperaturas negativas e paisagens fantásticas como a de Colin Crest, que foi claramente um dos nossos destaques do ano passado, o Rali da Suécia é verdadeiramente único e estamos ansiosos pelo seu início”, concluiu.

Quanto a Neuville, que está a competir pela quarta vez na Suécia, ele assume que este “é provavelmente o piso em que tenho menos experiência. Já participei no Rali da Suécia três vezes e apesar de ter achado difícil, aprendi sempre algo mais em cada participação”, começou por afirmar. 

Neste que é “o primeiro e único evento de neve da temporada, o que o torna num desafio especial", ele afirma estar muito confiante que a experiência adquirida o irá beneficiar na edição deste ano: Já assinei alguns tempos interessantes e no ano passado, na nossa primeira participação com o i20 WRC, obtivemos alguns segundos e terceiros tempos mais rápidos em troços, por isso espero melhorar e ser mais competitivo”, finalizou.

Já Hayden Paddon vai experimentar pela segunda vez na sua carreira as exigências do Rali sueco, e têm plena consciência de que vai ser um evento de aprendizagem. 

Só participei uma vez no rali da Suécia, há três anos, pelo que é um evento praticamente novo para nós. Na verdade não tenho corrido muito em neve, pelo que esta prova promete ser uma boa experiência de aprendizagem. É seguramente um rali rápido, o que me agrada, mas os níveis de aderência podem ser muito inconstantes, dependendo de ter ou não nevado antes do rali, por isso, veremos como corre. Estou definitivamente ansioso pelo rali e por fazer parte da equipa Hyundai Motorsport mais uma vez”, contou.

Para Kevin Abbring, vai ser praticamente uma dupla estreia, já que não só nunca correu em paragens nórdicas, como vai ser a primeira vez que corre com um carro WRC. Estou contente por ter a oportunidade de competir no Rali da Suécia com a Hyundai Motorsport. Vai ser uma ocasião especial, pois vai ser a primeira vez que corro com um carro WRC”, começou por afirmar o piloto holandês. 

Obviamente estas não são as circunstâncias ideais e, como toda a gente, desejo ao Dani uma rápida recuperação. Há muito trabalho de preparação a fazer, mas tanto o Seb [o navegador] como eu vamos usar esta prova como uma experiência de aprendizagem e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar a equipa. Será um pouco como saltar em profundidade, mas eu gosto deste tipo de desafios. Independentemente do que venha a acontecer será um privilégio representar a Hyundai Motorsport e a Hyundai Mobis World Rally Team no WRC", finalizou.

O rali da Suécia começará amanhã, com o "shakedown".

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