quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

WRC 2019: Rali de Monte Carlo (Dia 1)

O rali de Monte Carlo começou esta noite e logo nas duas primeiras especiais do dia, já vemos Ott Tanak a mostrar ao que vêm, perante uma concorrência junta. No final do dia, o piloto estónio tem uma vantagem de 9,1 segundos sobre Sebastien Ogier e 14,3 sobre Thierry Neuville.

A primeira especial, o percurso entre La Bréole - Selonnet, com mistura de gelo e água, que fez com que os pilotos tivessem de "jogar" com os pneus, mostrou um Tanak imparável, não só marcando o melhor tempo como também deu um avanço de cinco segundos sobre o segundo classificado, o britânico Kris Meeke. Sebastien Ogier foi o terceiro, a 10,6 segundos, enquanto Sebastien Loeb foi o quarto, a 23,2. Thierry Neuville foi o quinto, a 26,8, enquanto Jari-Matti Latvala foi oitavo, a 35,4.

Nós vimos a estrada a ficar cada vez pior, e havia muitas curvas em que eu não tinha absolutamente nada nas notas dos batedores e estava cheio de neve porque os carros da frente cortaram as bermas, foi muito complicado”, disse Loeb.

Pior ficou Teemu Suninen, que ficou parado na especial, fora da estrada. E a mesma coisa aconteceu com o Skoda de Kalle Rovanpera, um dos favoritos no WRC2. Ambos perderam muito tempo, caindo na classificação geral.

Na segunda especial, o percurso entre Avançon - Notre-Dame-du-Laus, Neuville foi o melhor, conseguindo um avanço de onze segundos sobre Sebastien Ogier, e de 12,5 sobre Ott Tanak. Sebastien Loeb foi apenas oitavo, perdendo 44,5 segundos. Contudo, o maior perdedor desta segunda especial foi Kris Meeke, que furou no segundo troço, perdendo mais de um minuto e caindo de segundo para sétimo da geral. 

Não faço ideia do que sucedeu. Tive que pilotar sete ou nove quilómetros com um furo. O carro estava bem antes disso, mas estou feliz, para ser honesto, pois sinto-me confiante num carro que adoro, amanhã há mais…

Para amanhã, onde serão cumpridas seis classificativas, Tanak lidera na frente de Ogier, com Neuville terceiro, a 14,2. O quarto é Esapekka Lappi, a 45,2 segundos, seguido pelo seu companheiro, Jari-Matti Latvala. Elfyn Evans é o sexto, a 48,2 segundos, na frente de Kris Meeke, a 53,8, e de Sebastien Loeb, a 55,2. E a fechar o "top ten" estão o Hyundai de Anderas Mikkelsen, a 59,6 segundos, e o Ford de Pontus Tidemand, a um minuto e 41,1 segundos.  

Sem comentários: