O começo de tudo, pelo menos oficialmente. O sonho de uma carruagem sem cavalos é tão milenário como o de voar, e tentativas não faltaram ao longo dos séculos. Leonardo da Vinci chegou a imaginar uma carruagem sem cavalos, mas a primeira demonstração de verdade aconteceu em 1769, quando Nicolas-Joseph Cugnot construiu um "fardier à vapeur" de três rodas, capaz de se deslocar cerca de sete quilómetros numa hora.
Como Cugnot era um engenheiro militar, imaginou esse veículo fosse útil para transportar canhões para longas distâncias, uma espécie de artilharia móvel ou um transportador de canhões. Contudo, era demasiado lento, a caldeira estava do lado de fora - alguém tinha de sair para a alimentar - e claro era estupendamente lento.
Mas é engraçado ver um antepassado do automóvel a funcionar, nomeadamente uma réplica, neste video que descobri graças a um amigo meu, o Rafael Schelb. É algo vindo de um passado distante que resultou em tudo o que conhecemos que tenha quatro rodas e um volante. Neste caso em particular, três...
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