quarta-feira, 27 de março de 2019

Formula E: Zona de Ataque nas boxes do Mónaco?

O ePrix do Mónaco poderá ter uma novidade radical. Corrido numa versão diferente do circuito, os organizadores andam a pensar seriamente na chance de instalar a "Attack Zone" na zona das boxes, elaborando uma trajetória diferente da existente na pista. 

Segundo conta o site e-racing365.com, o Mónaco não tem espaço suficientemente grande para instalar uma Attack Zone digna desse nome. Os pilotos voltariam à pista na zona de Saint Devote, que na versão da Formula E, desceriam até ao Porto, em vez de subirem até ao Massenet, como acontece na Formula 1. Nada se sabe sobre a reação da FIA e do Automobile Club du Monaco sobre essa ideia, mas a única alternativa viável seria a zona da curva Tabac.

Questionado sobre essa chance, Jean-Eric Vergne, vencedor em Sanya, até aprova a ideia, com condições. "Eu acho que seria bom se fosse proibido o seu uso durante um Full Course Yellow ou Safety Car", disse ao e-racing365.

"Mas eu não sei como eles vão conseguir isso, porque haverá algumas corridas nesta temporada como Paris e também Mónaco, onde não há literalmente nenhuma chance de ultrapassar e, como sabemos, existe muita pressão. Então, passar pelas boxes em Mônaco poderia ser uma maneira de ajudar isso de alguma forma, vamos ver.", concluiu.

Para Alexander Sims, piloto da BMW i Andretti Motorsport, afirmou que uma hipótese dessas só aconteceria por ser o Mónaco. "Poderia funcionar, mas precisaria ser estudado com cuidado, o que eu entendo que seja. Eu acho que se qualquer lugar pode ter algo tão peculiar, então deve ser Monaco, mas a minha reação inicial é que [os pilotos] perderiam muito tempo, mas primeiro vamos ver se [a ideia] é séria", afirmou.

O ePrix do Mónaco irá acontecer a 11 de maio, e será a terceira corrida em solo europeu, depois de Roma e Paris.

Sem comentários: