quarta-feira, 8 de maio de 2019

A imagem do dia

Gilles com Didier na sua frente, seu agora "inimigo a abater". Isto é Zolder, e estamos a 8 de maio de 1982. Toda esta tensão está retratada nesta foto tirada por Bernard Cahier. 

Há 37 anos, Gilles Villeneuve passava à História. Em Zolder, um desentendimento com Jochen Mass faz com que se despiste e o seu carro se desintegre, causando ferimentos mortais no canadiano. 

Certemente que os fãs do canadiano detestam Didier Pironi por causa do incidente da corrida anterior, do qual muitos acham que teria sido evitável. Mas quem sabe da história, sabe também que ele sofreu com o que aconteceu e sentiu essa responsabilização quando um mês depois, ele fez a pole-position para o GP do Canadá, em Montreal, e fez o impossível para fazer um discurso responsável e dedicar a pole a Gilles. 

Mas mesmo assim, não impediu os comentários maldosos: Nigel Roebuck conta que quando Keke Rosberg ouviu o que Pironi dizia, respondeu com um "se não fosse as atitudes dele, o Gilles ainda estaria aqui." E o seu próprio acidente, que aconteceu precisamente três meses depois do canadiano, em Hockenheim, foi visto como uma espécie de vingança divina...

Apesar dessas tragédias que abalaram a Ferrari, o legado de Gilles é importante. Só venceu seis corridas em 67 disputadas, 66 dos quais num carro da Scuderia. Foi apenas vice-campeão em 1979, mas há muito ele alcançou a imortalidade. "Salut, Gilles!"

Sem comentários: