Dani Sordo lidera o primeiro dia do Rali da Sardenha. No final das primeiras nove especiais de classificação, o piloto espanhol da Hyundai tem uma vantagem de 10,8 segundos sobre Teemu Suninen, da Ford, e 11,2 sobre Ott Tanak, num dia marcado pelo abandono de Sebastien Ogier, vitima de um acidente que causou a quebra da sua suspensão dianteira.
O Rali da Sardenha antevia-se com Sebastien Ogier e Ott Tanak separados por dois pontos no campeonato, e com o mundo dos ralis a saber que o piloto estónio tinha abrandado de propósito no "Power Stage" do Rali de Portugal para evitar ganhar pontos extra que o fariam ser líder à entrada deste rali. E porquê? Porque se fosse o comandante do campeonato, ele teria de abrir a estrada, algo do qual não queria por causa do piso abrasivo desta prova.
Com o shakedown a dar vitória a Sebastien Ogier, o francês da Citroen sabia que não teria um dia fácil à entrada desta sexta-feira, palco das primeiras nove classificativas deste rali. E no inicio do dia, Suninen começou a marcar o passo neste rali, ao ser o melhor na primeira passagem por Tula, 4,8 segundos mais veloz que Elfyn Evans, seu companheiro de equipa, enquanto Ogier perdia 16,7 segundos e era o décimo melhor na especial.
A especial ficava marca pelo acidente de Fabio Andolin, que interrompeu o rali, mas depois de passarem todos os principais pilotos quer do WRC, quer do WRC2 Pro.
Suninen continuou a acelerar, vencendo na primeira passagem por Castelsardo, com 1,7 segundos de vantagem sobre Jari-Matti Latvala e 4,4 sobre Dani Sordo e 6,3 sobre Ott Tanak. Isto deixava Suninen a 10,6 segundos sobre Latvala e 12 segundos sobre Elfyn Evans. Tanak reagiu na primeira passagem por Tergu - Osilo, enquanto Suninen perdia 15,1 segundos, acabando na décima posição da especial. O finlandês depois disse que tinha feito um pião, que o fez perder algum tempo. Quem ficou pior foi Gus Greensmith, que se despistou, e Esapekka Lappi, que tocou na berma depois de um despiste.
Com isto, Latvala era agora o líder do rali, com uma vantagem de 2,9 segundos sobre Suninen e Tanak estava a 4,2.
No final da manhã, em Monte Baranta, Lappi foi o melhor, 2,2 segundos na frente de Ott Tanak e 2,3 de Dani Sordo. Suninen perdeu mais 8,4 segundos a caia para quinto, justificando o seu andamento com um "estava a ser muito cauteloso, vamos para a área de serviço e puxaremos mais pela tarde". Quanto a Ogier, o francês bateu numa rocha na beira da estrada e danificou a suspensão, perdendo mais de sete minutos e ficando de fora da prova.
Dito e feito: Suninen foi o mais veloz na sexta especial, a segunda passagem por Tula, 3,4 segundos mais veloz que Dani Sordo e 4,1 sobre Tanak. E compensou, pois agora estava a 0,8 segundos do estónio... no terceiro posto, pois Sordo e Tanak estavam empatados na liderança!
A sétima especial já ia a meio quando foi cancelada devido a uma emergência médica envolvendo um espectador. Nessa altura, Neuville tinha conseguido tirar cinco segundos a Tanak, mas depois, esta foi anulada, com os tempos neutralizados.
Sordo voltou a vencer na oitava especial, com Haninen a ser segundo, a 1,5 segundos e Lappi a 4,1. Neuville perdeu ainda mais tempo, 28,7 segundos, porque já não tinha pneus para competir. Assim, era sétimo, a 49,7 segundos. O dia acabou com Andreas Mikkelsen a vencer, que o fez subir para quarto, mas Sordo foi terceiro, a 1,7 segundos, e consolidou a sua liderança.
Este sábado, o rali da Sardenha tem mais seis especiais de classificação.
Sordo voltou a vencer na oitava especial, com Haninen a ser segundo, a 1,5 segundos e Lappi a 4,1. Neuville perdeu ainda mais tempo, 28,7 segundos, porque já não tinha pneus para competir. Assim, era sétimo, a 49,7 segundos. O dia acabou com Andreas Mikkelsen a vencer, que o fez subir para quarto, mas Sordo foi terceiro, a 1,7 segundos, e consolidou a sua liderança.
Este sábado, o rali da Sardenha tem mais seis especiais de classificação.
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